O que é empreendedorismo? Tipo e perfil de um empreendedor

O que é empreendedorismo? Bem vamos lá, empreendedorismo é o estudo voltado para competências e desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação de projetos empresariais e técnicos para desenvolvimento e tem origem no próprio termo empreender que é mesmo que fazer, realizar e executar.

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950. O economista definiu que empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência especiais para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.

O empreendedor é sempre visto como um inovador com habilidades pessoais adicionais necessárias para iniciar, financiar, lançar e manter um negócio de sucesso. O empreendedorismo bem sucedido exige não apenas a capacidade de criação e inovação, mas também a capacidade de unir, motivar e liderar pessoas gerando o máximo benefício para todos os interessados ​.

As vantagens de ser um empreendedor incluem a oportunidade de transformar sua paixão pessoal em um empreendimento. Envolver em um projeto com uma visão que é totalmente sua e levá-la até uma conclusão.

As desvantagens de ser um empreendedor incluem a ausência de um salário garantido, especialmente durante a fase inicial do negócio. Não há horário fixo de trabalho ao qual muitas vezes resultam em dias mais longos;

O que é empreendedorismo? E sua Importância

o que é empreendedorismo

Está com dúvidas sobre o que é empreendedorismo? podemos dizer que o empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de uma organização e de um país. É também é um fator importe para a geração de empregos e renda, tornando-se essencial para o desenvolvimento social das outras pessoas. Promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos.

Inclusive, existem cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar profissionais qualificados. Inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico com suas ideias e inovações.

Tipos de empreendedorismo no Brasil

Após definirmos sobre o que é empreendedorismo, Fizemos uma lista de alguns modelos e tipos de empreendedorismo no Brasil, veja abaixo:

Empreendedorismo Informal e Formal

Empreendedorismo Informal: É aquele em que o empreendedor trabalha informalmente, sem um CNPJ ou emissão de uma nota fiscal. É o mais comum entre os Brasileiros que desejam abrir seu próprio negócio. Alguns exemplos são daquelas lojas de roupas em bairros, venda de salgados e doces, produtos artesanais em barraquinhas.

Empreendedorismo formal: O empreendedor pode ser um microempreendedor individual (MEI) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Entretanto, nem todas as atividades podem se enquadrarem como regime de MEI, você deve olhar a listagem de atividades permitidas.

Empreendedorismo Cooperativo

É o resultado da união de vários empreendedores individuais do mesmo ramo. As pessoas se juntam em forma de cooperativa e ganham força na barganha de seus produtos ou serviços. Alguns exemplos são de produtores de café, laranja ou profissionais de artesanato.

Empreendedorismo através de Franquias

Neste tipo de empreendedorismo no Brasil o empreendedor pula diversas etapas para abrir sua empresa, pois já recebe um padrão completo de negócio e precisa apenas colocar em prática. Além de receber dicas, suporte e consultoria da franqueadora.

Alguns exemplos de franquias são nas áreas de saúde, fast food, aprendizagem de idiomas, cosméticos e perfumaria, automóveis, etc.

Empreendedorismo Digital

Este tipo de empreendedorismo no Brasil é simplesmente a combinação de empreendimento e tecnologia. Os empreendedores digitais são empresários focados exclusivamente no comércio digital. E o comércio digital é um subconjunto de comércio eletrônico usado para delinear empresas que criam produtos e serviços digitais que são comercializados e entregues de forma online.

Exemplos de produtos do comércio digital são os infoprodutos que pode ser e-books ou cursos online, E-commerce, além de serviços prestados à distância.

Umas das grandes vantagens é que o seu produto ou serviço alcançar todo o território nacional de forma rápida e com menor custo em ralação à forma tradicional.

Empreendedorismo Social

Empreendedorismo social é, no seu nível mais básico, fazer negócios por uma causa social como promover a educação, preservar o meio ambiente ou na defesa dos animais.

Os empreendedores sociais combinam o comércio e as questões sociais de uma forma que melhora a vida das pessoas ligadas à causa. O sucesso não é medido apenas em termos do lucro e sim o quanto que eles melhoraram o mundo a sua volta.

Empreendedorismo Social: o que é isso? veja o vídeo da Mara Mourão falando sobre o assunto.

Muitas pessoas não sabem o significado da palavra empreendedorismo, imagina de empreendedorismo social. Como já falamos sobre o conceito básico, então vamos falar um pouco dessa nova onda que motiva pessoas pelo mundo todo que é empreendedorismo social. Este modelo não visa apenas lucro, mas também o bem estar da população que se beneficia desses projetos. Esse caminho, opta em montar um negócio em que a responsabilidade social está internamente ligada ao negócio. São negócios sociais e ao mesmo tempo lucrativos que resolvem problemas sociais por meio da venda de produtos ou serviços que beneficiam também as demais pessoas.

Muitas pessoas se perguntam se esse negócio de empreendedorismo social é mesmo verdade ou se é lucrativo mesmo. A resposta é sim. Existem diferentes modelos de empreendedorismo social no Brasil e no mundo que estão quebrando pré-conceitos e paradigmas. Transformando lugares e pessoas, contribuindo para a transformação de realidades.

Aliada a possibilidade de gerar renda e autonomia financeira para as pessoas desfavorecidas. Causando assim impacto social positivo em uma comunidade ampliando suas perspectivas são os objetivos dos negócios de empreendedorismo social, que causam impacto social positivo.

Empreendedorismo Inovador

O empreendedorismo Inovador é o modelo que mais está em evidência no mundo, pois é feito por empreendedores em busca de melhoria de produtos ou serviços já existentes ou não abrindo novos mercados consumidores.

Se olharmos o panorama atual, ao nosso redor podemos ver como as pessoas que implantam soluções inovadoras através de suas startups estão afetando muitas das indústrias do passado. Já estamos vendo sinais disso no setor de transportes (carros), no setor bancário (Fintech), no setor agrícola (Agri tech) como exemplos de startups.

O empreendedorismo anda de mãos dadas com a inovação, capacidade de produzir novas ideias e fornecer melhores soluções. Os empreendedores de maior sucesso não são simplesmente os que trabalham mais, são os mais inovadores.

Empreendedorismo Imitador

Não há nenhuma conotação negativa em chamar esse tipo de empreendedorismo de “imitador”. Pelo contrário; ele é desenvolvido por pessoas atentas e ágeis, capazes de rapidamente adotar novas ideias. Então, é marcado pela percepção e pela visão.

Usando o mesmo exemplo do item anterior, podemos falar de todas as outras empresas — como a Samsung — que rapidamente seguiram a Apple e colocaram seus próprios tablets no mercado.

Perfil de um empreendedor de sucesso

Um empreendedor não tem medo se arriscar, de inovar, de iniciar projetos de uma forma arrojada. Portanto, é bastante comum um empreendedor assumir a direção de uma empresa.

Um empreendedor faz as coisas acontecerem, não espera as coisas acontecerem, é uma pessoa proativa, ou seja, se propõe a fazer, aprende e transforma o ambiente a qual pertence. Um empreendedor está altamente motivado, tem boas ideias e sempre procura mecanismos para implementá-las de forma a alcançar os seus objetivos. Um empreendedor é uma pessoa que não tem receio de iniciar projetos de uma forma arrojada.

Consegue facilmente trabalhar em equipe, pois, tem facilidade de comunicação e está disposto a aprender para inovar, alguém que empreende acredita no seu próprio potencial. Além disso, o empreendedor sabe que um fracasso é apenas uma oportunidade de aprendizado e não se deixa abalar com o fracasso, pelo contrário, ele tira lições e caminha em direção a novos projetos e oportunidades. tiramos algumas dúvidas sobre o que é empreendedorismo? Vamos continuar…

Já que você está familiarizado com o que é empreendedorismo, vamos abordar as qualidades destas pessoas. Empreendedores de sucesso possuem muitos traços em comum entre si. O perfil de um empreendedor pode ser de confiante, otimista e disciplinado. Eles estão abertos a quaisquer novas ideias que cruzem seu caminho. Aqui estão dez características do empreendedor de sucesso, veja no infográfico abaixo.

Infográfico do perfil de um empreendedor

Dicas de cursos online sobre empreendedorismo

Não fique somente sobre a teoria de o que é empreendedorismo! Separamos a seguir alguns cursos online grátis sobre o assunto. Confiram:

SEBRAE

cursos online grátis no SebareO SEBRAE oferece uma grande variedade de cursos online grátis, dentre eles, destacamos o de empreendedorismo, indicamos pela sua qualidade e facilidade de acesso.

Os cursos oferecem esclarecimentos sobre como abrir e como gerir o seu próprio negócio, como, por exemplo, o curso, Saber Empreender.

Este é indicado para quem quer ou já abriu seu negócio e precisa melhorar e aprimorar seu perfil de empreendedor para melhorar seus resultados. Tem uma variedade muito grande de cursos dentre eles, o de Microempreendedor Individual – MEI. O Iniciando um Pequeno Grande Negócio, Torne-se o líder, Em busca do sucesso, dentre outros.

Rede cidadã

A rede cidadã também disponibiliza vários cursos online. Dentre eles o de empreendedorismo, que tem vários vídeos a disposição dos interessados.

Como se tornar um empreendedor de sucesso

Como se tornar um empreendedor de sucesso

Todo empreendimento nasce, basicamente, de um sonho. Acreditar em si mesmo e nos seus sonhos, são as primeiras características de um empreendedor. Depois vem à visão, o desejo e a certeza de sua capacidade em realizar seus objetivos. Trabalhando com o que gosta para que se consiga realizar-se pessoal e profissionalmente. Vislumbrando conquistas, porém, há um longo caminho entre o sonho e a realização dele. A concretização depende de muito esforço, trabalho e dedicação para deixar de ser um sonho e ser algo real e tangível.

Um líder sempre vai atrás de soluções se atentando sempre as variações do mercado, antecipando-se em tudo que faz. Sempre está um passo à frente e vendo oportunidades onde os outros não enxergam.

Convicto e persistente, se tem um projeto com possibilidade de ganhos ele desenvolve mecanismos para torná-lo possível. Traçando metas para atingir seus objetivos!

O empreendedor sempre tem algumas particularidades. Planejamento é sua palavra de ordem em todos os aspectos, a busca por informação faz parte de sua rotina diária. O empreendedor de sucesso não quer ser apenas mais um, ele quer fazer a diferença.

Esperamos tê-los ajudado com nossas dicas de cursos online sobre empreendedorismo e sobre o que é empreendedorismo. Estudem bastante e boa sorte em seu futuro negócio. Até a próxima!

SMarCa

Website: GuiaDeCursosOnline

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário pelo seu Facebook

Observação: Você precisar estar conectado(a) ao Facebook para fazer comentários abaixo:

Deixe um comentário pelo formulário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *