Curso superior de fotografia a distância existe? Descubra aqui!

Hoje iremos falar um pouco sobre o curso superior de fotografia a distância reconhecido pelo MEC. Se você está pesquisando sobre o assunto, então continue conosco.

Bem, dado ao interesse em aprendizagem ao longo da vida e de desenvolvimento de competências, eu pergunto frequentemente para as pessoas que habilidades novas que elas estão olhando para aprender na internet. Uma das respostas mais comum? “Eu quero ser um fotógrafo melhor.”

E dessas pessoas apenas algumas pretendem realizar um curso superior de fotografia a distância para aprimorar suas habilidades. Mas existe curso de fotografia EAD? Ele é reconhecido pelo MEC Ministério da Educação? Mais adiante responderemos essa pergunta…

Dessa pequena parte de pessoas que gostariam de fazer um curso superior de fotografia EAD. Sendo em geral o seu segundo diploma, e simplesmente por hobby. Claro que existem os que querem se profissionalizar ou aprimorar as suas técnicas. O foco deste artigo será neste último tipo de público, os que querem profissionalizar-se.

O que é o ensino à distância?

curso superior de fotografia a distancia

Resumidamente, podemos dizer que o ensino à distância (EAD) é um sistema de aprendizagem educacional que permite aos alunos de qualquer cidade estudar remotamente. Ao invés de frequentar salas de aulas em uma instituição de ensino superior, os alunos estudam a longa online com a ajuda de várias ferramentas.

O ensino superior à distância permite que o aluno obtenha uma educação de nível universitário. Isso sem ter que comparecer fisicamente frequentemente a faculdade ou universidade.

A principal vantagem de fazer um curso superior de fotografia à distância é a conveniência e comodidade que oferece. Você pode aprender também no seu próprio ritmo e nos momentos que forem melhores para estudar.

O ensino EAD inverteu a dinâmica da aprendizagem na graduação. Em vez de o aluno ir à faculdade, agora a faculdade é que vem ao aluno.

Quem faz curso superior à distância?

Bem, não podemos atribuir um perfil de aluno especifico que estuda à distância. Esta modalidade de ensino é adequada para diversas pessoas com circunstâncias muito variadas, como:

  • Profissionais que almejam melhorar suas perspectivas de carreira profissional;
  • Pessoas que desejam voltar a estudar visando uma mudança na área de trabalho ou de sua carreira;
  • Pessoas que desejam realizar um curso de ensino superior pela primeira vez;
  • Alunos que precisam de modalidade de estudo mais flexível devido a compromissos como trabalho ou familiar;
  • Alunos que moram em áreas geograficamente remotas no brasil ou moram longe de uma faculdade;

Fica evidente que o ensino superior à distância é uma opção fantástica para qualquer pessoa que goste de continuar os seus estudos sem ter que frequentar diariamente uma instituição tradicional. Entretanto, aqui nosso foco é o curso superior de fotografia a distância, veja a seguir onde encontrar.

Leia também:

Curso superior de fotografia a distância reconhecido pelo MEC, onde encontro?

Bem indo direto ao ponto, fizemos recentemente uma pesquisa no e-MEC que é o sistema de tramitação eletrônica dos processos de regulação (Credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino de Superior – IES, Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos), regulamentados pelo Decreto nº. 5.773, de 9 de maio de 2006.

Neste sistema oficial do governo, indica as seguintes instituições com o curso superior de fotografia a distância reconhecido pelo MEC:

Instituição (IES) Sigla Grau Modalidade
Universidade Cruzeiro do Sul UNICSUL Tecnológico A Distância
Universidade Cidade de São Paulo UNICID Tecnológico A Distância
Universidade de Franca UNIFRAN Tecnológico A Distância
Centro Universitário Facvest UNIFACVEST Tecnológico A Distância
Instituto Infnet Rio de Janeiro INFNET Tecnológico A Distância

Fonte: e-Mec

E quais são os melhores cursos de fotografia? Não se preocupe listaremos a seguir somente os cursos que obtiveram o conceito 5, que é a nota máxima.

Melhores cursos superiores de fotografia no Brasil segundo o MEC.

Instituição (IES) Sigla Grau CC
Universidade Católica de Pernambuco UNICAP Tecnológico 5
Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Tecnológico 5
Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI Tecnológico 5
Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH Tecnológico 5
Universidade do Vale do Taquari UNIVATES Tecnológico 5
Universidade Fumec FUMEC Tecnológico 5
Centro Universitário SENAC SENACSP Bacharelado 5

 Fonte: e-Mec

Para quem mora no estado de São Paulo o SENACSP é uma escolha excelente, você estará ciente que faz um curso superior de fotografia com qualidade. O curso é reconhecido pela Portaria do MEC nº 1.860, de 26/06/2002, publicada no Diário Oficial da União em 27/6/2002, com a nota máxima dada pelo MEC, conceito 5.

Veja também o vídeo institucional produzido pelo SENAC mostrando os objetivos dos cursos. Sendo este curso de fotografia voltado para diversas áreas como: retrato, moda, gestão de acervos, foto científica, foto jornalismo, foto publicidade, arquitetura e corporativa, processos gráficos, entre outras.

Perspectivas de carreira

Uma das óticas mais empolgantes da fotografia é a variedade de trabalhos disponíveis na área. Isso vai desde trabalhos técnicos altamente especializados até trabalhos que exigem criatividade. Depois de fazer o curso superior de fotografia a distância e graduado, você se encontrará em áreas como:

  • Fotografia de imprensa;
  • Fotografia editorial;
  • Fotografia comercial/industrial
  • Fotografia de casamento;
  • Fotografia publicitária;
  • Fotografia de moda;
  • Fotografia digital;
  • Fotografia de natureza e vida selvagem;
  • Fotografia Forense;
  • Fotógrafo freelancer;

 Considerações

Os cursos à distância puseram um fim a diversas dificuldades do passado, como o estresse e o custo das mensalidades, que já impediu muitos alunos de estudar ha.

Hoje, não há mais desculpas se você quiser estudar independentemente de sua idade, situação de emprego ou estado civil. Curso superior de fotografia à distância pode criar o equilíbrio perfeito em termos de custos de graduação, gerenciamento de seu tempo, vida profissional e pessoal, o que os torna uma opção a ser considerada.

A educação superior está entre as principais razões que contribuem não apenas para a evolução de uma pessoa, mas também para a prosperidade de uma comunidade, cidade e país. Podemos ver claramente que a educação nos leva a melhores oportunidades de vida, como uma segurança financeira e um desenvolvimento pessoal ou profissional.

Existe uma grande demanda no mundo por boas fotografias. As empresas estão terceirizando todas as suas funções “não essenciais” e a maioria não têm condições de empregar fotógrafos com carteira assinada. Ao invés disso, empresas contratam fotógrafos profissionais conforme necessário.

Após terminar o curso superior de fotografia à distância você poderá tirar fotos para: Agências de propaganda, Jornais, Revistas, Editores de livros e Organizações Esportivas.

Não importa quantos anos possui, seu sexo ou raça. Não importa também o que você parece, trabalhos que teve no passado. Enfim, não há requisitos educacionais formais para tornar-se um fotógrafo profissional.

Não existe exigências formais de licenciamento para abrir um negócio de fotografia. Está aberto a qualquer pessoa com ambição e desejo de ser bem sucedido.

 

Deixe um comentário sobre o que achou de nosso artigo sobre o curso superior de fotografia a distância. Espero que tenha gostado, abraços!

SMarCa

Website: GuiaDeCursosOnline

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário pelo seu Facebook

Observação: Você precisar estar conectado(a) ao Facebook para fazer comentários abaixo:

Deixe um comentário pelo formulário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *