Curso de fotografia para iniciantes online – onde fazer o seu!

Bem vindo ao nosso blog! Neste artigo iremos tratar sobre curso de fotografia para iniciantes, se este assunto é de seu interesse e você está à procura de cursos online, então aqui é seu lugar.

Com a proliferação frenética de Smartphones com câmeras embutidas, nós todos nos tornamos fotógrafos instantâneos. Agora é tão fácil de apontar e disparar a câmera que nós instintivamente tiramos fotos de qualquer coisa que nos chama atenção.

No entanto, experimentamos às vezes o lado ruim, ter que descartar a fotografia devido à imagem estar fora de foco, turva ou com pouca iluminação. Enfim, às vezes, não conseguimos captar alguns dos momentos mais maravilhosos da vida por falta de habilidade ou prática.

O interessante é que hoje está cada vez mais fácil para quem deseja fazer um curso de fotografia para iniciantes. O curso pode ser presencial ou à distância e alguns casos encontramos até mesmo alguns gratuito e de qualidade. Então, estude fotografia grátis com vídeo aulas, apostilas, manuais.

Antes de iniciarmos nossa lista apresentaremos alguns benefícios de se fazer um curso de fotografia para iniciantes na internet.

Benefícios de fazer um curso de fotografia para iniciantes online

Você economiza tempo: Uma das vantagens de fazer um curso de fotografia online é que você economiza tempo e energia. Indo e voltando dos cursos presenciais. Com o curso online não há nenhum deslocamento envolvido! Você tem mais tempo para se preparar para as suas aulas ou realizar outras tarefas.

Você economiza dinheiro: Livros e outros materiais de estudo não são uma exigência para quem deseja fazer cursos online de fotografia, tudo está disponível online.

Áreas em que um fotógrafo pode se especializar

Áreas em que um fotógrafo pode se especializar

A profissão de fotógrafo é uma das áreas que há inúmeras opções para o desenvolvimento de especializações. Abaixo, vamos mostrar as áreas mais conhecidas nas quais um fotógrafo pode se especializar.

 #1 Fotógrafo de eventos

Talvez seja a área em que vemos mais profissionais trabalhando, e muitos começaram a carreira assim.

Para ser um fotógrafo de eventos você deverá capturar os melhores momentos durante os eventos em que estiver por algumas horas de trabalho. Terá eu ter um olho aguçado para assegurar que todos os convidados apareçam pelo menos em uma de suas fotografias.

#2 Fotógrafo de casamento

Estes profissionais possuem um olhar clínico aguçado para criar fotografias. Eles conseguem se posicionar nos lugares certos para capturar o amor de um casal em momentos únicos durante a cerimonia e recepção.

Não será apenas com um curso de fotografia para iniciantes que você irá adquirir estas habilidades e sim com o tempo de trabalho.

#3 Fotógrafo esportivo

Os fotógrafos esportivos são extremamente rápidos em seus cliques, pois sabem que os momentos acontecem em questão de milésimos de segundos e deve estar preparados a captura destes momentos em sua câmera. Uma habilidade necessária é ter agilidade para configurar a câmera a cada momento que capturam a fotografia.

Estes fotógrafos investem em lentes muito caras e também gostam de uma aventura. Muitos já possuem também a sua câmera Go Pro e desfrutam de cada momento incrível que podem para capturar a adrenalina em forma de fotografia.

#4 Fotógrafo jornalístico

Se você é uma pessoa que gosta de explorar e pesquisar o contexto em que está inserido como: atualidade política, cultural, costumes, momentos econômicos e sociais, cobrir conflitos, etc. Então, esta especialização após fazer um curso de fotografia para iniciantes pode servir bem a você! Já que gosta de estar no meio do acontecimento, apesar de ser perigoso.

#5 Fotógrafo Publicitário

O fotógrafo publicitário geralmente trabalha com uma equipe de produção que o auxilia no que precisar para construir a sua fotografia, por exemplo, contratação de modelos, locais de ensaios e paisagismo do ambiente. Os profissionais tem que ser muito dedicados ao trabalho, criativos e focados nas pessoas.

#6 Fotógrafo de shows

Caso queira trabalhar em um ambiente adverso como em shows ou concertos em que a luz não é aliada e o espaço pequeno além de tumultuado. Então, você terá que aprender a trabalhar sem controle sobre iluminação, com pouca luz e uma multidão de fãs gritando e pulando atrás das suas costas o tempo todo. E isso não se aprende em um curso de fotografia para iniciantes somente.

Já se imaginou fotografando o cantor ou a banda enquanto um refletor o ilumina? É um momento importante em que deve estar preparado para sair uma imagem excelente de sua câmera fotográfica.

#7 Fotógrafo de moda

Os fotógrafos de moda devem afiar o seu “olhar” fotográfico a fim de garantir que as peças de roupas da modelo sejam as que se destacam na fotografia. O profissional deve adquirir habilidades para levar as modelos a projetar a atitude que acompanha a roupa ou o estilo das roupas.

Já para a fotografia de moda na passarela, você deve ter domínio absoluto das técnicas fotográficas conjuntamente com o manuseio da câmera. Pois cada momento acontece uma única vez. Ele deve ter técnica de iluminação bem apurada também para usar em seus ensaios.

Leia também:

#8 Fotógrafo de estruturas arquitetônica

De modo geral podemos dizer que são pessoas que apreciam as grandes construções que o ser humano realizou com o passar do tempo.

Se você quiser seguir neste ramo terá que ser muito observador. Saber como realçar os detalhes das construções, usar as fachadas das construções iluminadas à noite.

#9 Professor de fotografia

Para ser um professor de um curso de fotografia para iniciantes você precisa de características como: ser um bom comunicador, saber transmitir conhecimento e ser um bom pedagogo. Entretanto, se você é somente bom na área, talvez este não seja o seu trabalho.

Tornar-se professor é a uma opção! Mas é um dos trabalhos mais difíceis de conseguir em grande maioria das cidades, isso porque as vagas de ensino são realmente muito poucas. Você pode procurar trabalho em escolas particulares ou instituições dedicadas ao ensino de fotografia.

#10 Fotógrafo de paisagens

Os fotógrafos paisagistas devem possuir habilidades na composição e a profundidade de campo. Além da capacidade de ver cenas incríveis em lugares abertos e na edição de fotos. Devem conhece perfeitamente também o ponto ideal de suas lentes e entender o conceito de distância hiperfocal. Eles se tornam as pessoas por trás dos papéis de parede de notebooks.

#11 Fotógrafo de micro espécies

Estes profissionais que gostam da natureza e mostram a nós a vida de muitas espécies ao qual muitos de nós não conhecíamos. O profissional da área consegue captar a extraordinária beleza de uma abelha ou de formigas trabalhando em comunidade. Eles são hábeis em aproximar de insetos sem que eles se assustem e fujam.

#12 fotógrafo nu/erótico

Os profissionais que seguem nesta área apreciam e admiram a beleza do corpo humano. Alguns dizem que uma pessoa nua mostra sua verdadeira essência. Torna-se aberto, vulnerável e que cria retratos com um alto conteúdo emocional. Alguns se concentram mais na parte artística, outros fotógrafos na parte erótica após terminarem seu curso de fotografia para iniciantes.

#13 Fotógrafo da vida selvagem

Se você for amante da natureza e dos animais, então essa especialidade pode cair muito bem a você. O espírito aventureiro e a paciência faz com que for preciso para tirar a imagem perfeita dos momentos vividos.

Os fotógrafos desta área costumam investir muito em viagens onde há florestas tropicais, selvas, desertos ou onde existem animais exóticos. Além dos investimentos em equipamentos fotográficos.

#14 Fotógrafo de animais de estimação

Se você for um amante dos animais, então neste ramo poderá desfrutar de capturar as expressões que só os bichinhos podem nos dar. Você também deverá ter uma paciência enorme, saber esperar o momento de clicar e fazer estas imagens que representam a personalidade do animal. Em um bom curso de fotografia para iniciantes você aprenderá técnicas de fotografia para capturar estes momentos

#15 Fotógrafo subaquático

São profissionais que geralmente já sabem mergulhar, ficam confortáveis debaixo d’água e entendem um pouco da vida marinha. Compartilham a ideia de uma vida que somos mais que terras que não conhecemos. 

 

Cursos online de fotografia em português

Os cursos de fotografia à distância abaixo foram desenvolvidos por fotógrafos profissionais, empresas e/ou produtores sendo o público alvo os iniciantes e fotógrafos amadores.

Fundação Bradesco

curso de fotografia para iniciantes

Introdução à Fotografia Digital – Duração 27 horas.
Neste curso gratuito de fotografia com certificado da fundação Bradesco você terá dicas de como melhorar a forma de fotografar, maneira de utilizar a Luz, a câmera e outros recursos. E ao final do curso de fotografia grátis online, se você for aprovado, com uma média maior ou igual a 70% de aproveitamento, poderá imprimir seu certificado.

Zona da fotografia

curso de fotografia para iniciantes

Um ótimo canal do Youtube para aprender fotografar é o Zona da Fotografia como mais de duzentos e cinquenta mil inscritos. O canal possui diversos vídeos interessantes, uma playlist interessante é o guia definitivo para aprender a fotografar. Você pode encontrar também reviews de algumas câmeras fotográficas encontradas no mercado. O canal aborda temas também como flash, foco, lentes, diafragma, fotometria, ISSO, etc.

Cursos de fotografia SENAC presencial

curso de fotografia SenacO curso de fotografia Senac da ao aluno uma formação básica de como fotografar. O público alvo deste curso são alunos interessados em aprender a fotografar de forma amadora ou os que desejam iniciar na área para sua futura profissionalização.

Um dos requisitos para fazer o curso de fotografia para iniciantes é possuir uma câmera digital DSLR ou Mirrorless. São câmeras que permitem o controle manual das funções e que possibilitem a troca/desencaixe da lente.

Conteúdos são abordos: Equipamento fotográfico, história da fotografia, linguagem fotográfica, luz, etc. O valor do investimento no SENAC SP gira em torno de R$1.200,00 reais. Já a carga horária do curso e de 54 horas.

Entretanto, você pode verificar a disponibilidade de vagas pelo Programa SENAC de Gratuidade. Este programa ajuda estudantes de baixa renda a fazer o curso gratuitamente.

Curso gratuito de fotografia online

Nessa linha de pensamento disponibilizamos alguns sites fora do Brasil que oferecem cursos online gratuitos de fotografia iniciantes, segue abaixo:

Fotografia para Iniciantes:

Introduction to Photography and Related Media (Introdução à Fotografia e relacionados à mídia): vídeo aulas de um curso de graduação de um semestre em MIT. Cobre os fundamentos do analógico e digital SLR, a exposição de filmes e desenvolvimento, técnicas de câmara escura, imagem digital, e iluminação de estúdio.

Basics of Photography: The Complete Guide (Fundamentos da Fotografia: O Guia Completo) : Um recurso abrangente para fotógrafos iniciantes. Começa por explicar como funciona uma câmera digital e passa a explicar a composição da imagem, técnica e edição. Principalmente em formato de texto, intercaladas com alguns vídeos explicativos.

Free Beginner Nikon Digital SLR Photography (Nikon Fotografia Digital SLR livre para iniciantes): Este curso de fotografia para iniciantes online altamente cotado ensina como usar todos os botões e mostradores em sua câmera.

Karl Taylor’s FREE Photography Course ( Curso grátis de Fotografia de Karl Taylor): Entre os cursos mais populares no Udemy (quase 50.000 alunos matriculados, centenas de elogios). O instrutor Karl ensina usando uma mistura de vídeos e fichas PDF. Em suas palavras, tudo que você precisa é de “uma máquina fotográfica e algum entusiasmo”.

A Complete Introduction to Photography (aka Reddit Photoclass) (Uma introdução completa para Fotografia (aka Reddit Photoclass). Cobre tudo, desde equipamento para o pós processamento.

Strobist : Talvez o recurso mais popular para iniciantes para aprender a usar a luz e seus flashes.

Cambridge in Colour: Um ótimo site para iniciantes para procurar tutoriais e ter suas perguntas respondidas por uma comunidade de aprendizes.

 

Caso tenha algum curso de fotografia para iniciantes online e gostaria de compartilhar conosco é só enviar uma mensagem que acrescentaremos a nossa lista.

SMarCa

Website: GuiaDeCursosOnline

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário pelo seu Facebook

Observação: Você precisar estar conectado(a) ao Facebook para fazer comentários abaixo:

Deixe um comentário pelo formulário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *