Curso de massoterapia à distância – Confira os cursos EAD

Neste post iremos falar um pouco sobre o curso de massoterapia, mas, antes vamos ver de onde vem à profissão. Pois bem, a palavra massoterapia vem do grego, o que eles demonizavam de masséin, que significa amassar ou apertar. A massoterapia foi utilizada para apresentar uma prática terapêutica de uma maneira mais séria, não só como uma terapia relaxante, mas também como um novo estilo de terapia que ajuda também a cuidar da saúde.

 

O que é massoterapia?

A massoterapia é um termo bem mais moderno. Usado para nomear um profissional que atua no ramo e com vários tipos de massagens. Existe uma diversidade gigantesca de massagens e tratamentos parecidos.

É um ramo onde se tem a massagem aplicada de forma terapêutica com o intuito de aliviar dores ou simplesmente proporcionar relaxamento aos pacientes. Pode ser realizada só com as mãos ou com ajuda de aparelhos.

Durante o curso de massoterapia você verá que esses tipos de massagens aliviam dores causadas por movimentos repetitivos ou causadas por práticas esportivas. Sua finalidade é auxiliar nos tratamentos das dores de coluna, dores no pescoço e dores de cabeça.

 

O que é necessário para trabalhar na área, além do curso de massoterapia

Para tornar-se um profissional neste ramo, é preciso estudar e se aperfeiçoar, ou seja, frequentar um curso profissionalizante de massoterapia. Entre as disciplinas oferecidas no currículo do curso de massoterapia estão: noções de fisiologia e anatomia humana; técnicas de alongamento; noções de reflexologia; técnicas de drenagem linfática; massagem ocidental; massagem rápidas e técnicas a utilizarem-se de utensílios para a massagem.

O próprio ato da massagem causa esse alívio, já que faz com que os nódulos de tensão acumulados ao longo durante o dia a dia sejam dissolvidos. Mas, além disso, existe outro fator importante que é o calor que emana do processo de movimentação das mãos sob alguma parte do corpo, que faz com que a circulação sanguínea melhore e ajuda a aliviar ainda mais as dores. É o mesmo princípio que nos faz ter alívio das dores quando entramos em uma banheira de água quente.

 

Dicas de cursos de massoterapia à distância

curso de massoterapiaCom um curso de massoterapia básico, você deverá aprender diversas técnicas e formas de massagens. Conhecer um pouco sobre a história da massagem, dicas de atendimento, podendo aprender também como administrar seu tempo e dinheiro. Caso tenha em vista entrar na profissão e até mesmo abrir seu próprio negócio.

Separamos alguns cursos à distância (EAD) para você, dentre eles, alguns grátis, mas todos de ótima qualidade e que valem a pena você conferir.

Seria interessante você fazer um dos cursos online antes para ter uma noção básica da profissão e ter certeza que é realmente o que você quer. Daí, é só escolher mais um curso na área e aos poucos ir se aperfeiçoando na profissão, abrindo caminho para novas oportunidades.

Esses são alguns sites para você fazer o seu curso de massoterapia à distância e adquirir seu certificado e para atuação no mercado de trabalho:


PrimeCursos



  • Massoterapia básico –  Curso grátis de Massoterapia Básico – com opção de certificado válido. Com o Curso Básico da Prime Cursos, você irá aprender diversas técnicas de massagem, conhecer um pouco sobre a história da massagem, dicas de atendimento, etc. Possui um Carga Horária de 30 horas.

Bravacursos

  • Curso Massoterapia – Desfrute desta Arte Milenar e conheça as técnicas desenvolvidas durante gerações. Carga horária: de 96 até 276 horas/aula.

 

Quanto ganha um massoterapia?

curso de massoterapia

O profissional pode atuar como contratado de uma empresa ou pode trabalhar como autônomo.

De acordo com a pesquisa salarial da Catho online, a média salarial no Brasil é de R$1.218,27. Sendo contratado de uma empresa, esse valor refere-se a piso salarial e que pode ter um acréscimo considerável quando se trabalha em clinicas que repassam uma porcentagem do valor dos atendimentos de massagens aos profissionais.

Caso você decida atuar em seu próprio espaço, a atividade pode ser mais rentável, pois pode definir o horário e o valor a ser cobrado pelas massagens, sempre se baseando na sua região de atuação para não fugir muito dos valores cobrados em outros estabelecimentos do mesmo ramo, tornando-se sempre competitivo. Você pode também, definir qual o melhor tratamento para seu cliente, dentre varias outras vantagens.

Atuando dessa forma você pode chegar a faturar mais de R$5.000 por mês.

 

A Legislação da profissão de Massoterapia

Várias entidades estão lutando pela regulamentação, mas, infelizmente, esse setor de atuação ainda não é uma profissão regulamentada. Portanto, o massoterapeuta atua como autônomo para trabalhar, sendo necessária a inscrição no CCM e o do pagamento ISS.

Existe um projeto que propõe regulamentar o exercício da profissão. Entende-se por massoterapia todas as práticas oriundas da massagem, que são aplicáveis na área de saúde. Que trabalham com técnicas corporais e integrativas, que podem ser utilizadas em socorro de urgência.

A massoterapia já está configurada dentro das Terapias Complementares previstas na Lei 3.968/1961, do qual se trata da profissão da profissão de massagista.

Nos últimos anos, muitas pessoas não habilitadas, sem preparo técnico, não pertencente à área, começaram a exercer a profissão em estabelecimentos comerciais ou por conta própria. Sem a regularização da profissão, não há como ter um controle sobre esse tipo de acontecimento. Isso prejudica muito todos os profissionais a exigirem seus direitos. Portanto, fazer um curso de massoterapia deve sempre ser considerado antes de entrar nesse ramo.

Além disso, esse tipo de situação pode colocar em risco a saúde das pessoas, comprometendo assim a sociedade e a boa prática de trabalho. Desenvolvida ao longo dos tempos por profissionais que estudaram e desenvolveram as inúmeras técnicas.

A profissão não pode ser vista como lazer ou tipo de arte apenas. Requer formação tecnológica, aperfeiçoamento, especialização e habilitação técnica. Essa atividade possui uma prática voltada para orientação, prevenção e tratamentos de saúde.

Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

Mostrar
Ocultar