O que é marketing pessoal? Comece a vender seu peixe!

Neste poste iremos abordar o assunto ao qual muito possuem dúvidas sobre o que é marketing pessoal e qual a importância para o desenvolvimento profissional. Posteriormente iremos dar alguma dicas também de como fazer seu marketing para melhorar sua imagem. O MKT pessoal usa princípios de marketing comercial e social para nos ajudar a ter sucesso nas metas que escolhemos para nós mesmos. Em síntese, é algo poderoso que pode realmente ajudar sua vida.

O que significa marketing?

De antemão vemos que existem muitas definições sobre o que significa marketing. Portanto, não é surpresa que os profissionais de MKT definam de maneira diferente.

De acordo com Philip Kotler define MKT como “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não atendidos. Define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro. Ele aponta quais segmentos à empresa é capaz de atender melhor e projeta e promove os produtos e serviços adequados.”

Segundo argumento: A definição moderna de marketing é a prática de criar valor para o benefício mútuo de atender às necessidades do consumidor e aos objetivos de negócios. Em ação, isso significa conhecer e atender os comportamentos de descoberta, consumo e compartilhamento de informações do público-alvo / comunidade com comunicações relevantes e oportunas durante todo o ciclo de vida do cliente. Essas comunicações e relacionamentos influenciam o comportamento do consumidor para gerar resultados de receita.

Terceira definição: MKT são todas as atividades destinadas a atrair e conectar os clientes aos produtos e serviços de que precisam. Inclui táticas de marketing de entrada e saída em todos os canais – um-para-um e um-para-muitos. Idealmente, o MKT promove um relacionamento de longo prazo, incluindo toda a experiência da marca do cliente – ou seja, suporte e atendimento ao cliente. O marketing começa com o design do próprio produto e se estende por meio da pós-compra.

O que é marketing pessoal?

O que é marketing pessoal?

Você sabe o que é marketing pessoal? De forma simples podemos dizer que é um conjunto de atitudes que a pessoa pode se vender tanto pessoal como profissionalmente, é uma ferramenta usada para autopromoção de modo a alcançar o sucesso em todas as áreas da vida. Se tiver uma estratégia bem planejada, pode levar a pessoa muito longe, essa ferramenta ajuda pode ajudar qualquer pessoa a projetar uma imagem de sucesso transformando sua vida.

Ao mesmo tempo, no Brasil, é cada vez maior o número de pessoas que estão atentas e leva esse tema muito a sério, procurando o sucesso profissional sem se descuidar dos detalhes, como aparência física, um bom relacionamento interpessoal, mostrando-se proativo em quaisquer situações. O conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 50.

O marketing pessoal serve para deixar algumas pessoas a alguns passos à frente na vida pessoal e no mercado de trabalho que cada vez mais exigente e competitivo, com profissionais cada vez mais gabaritados para concorrer às melhores vagas de emprego. O fato de ter estudado numa boa instituição e adquirido experiência na área já não são atributos suficientes para passar numa entrevista de emprego como era em outros tempos. As empresas querem mais, querem algo pessoal que define sua personalidade, que pode ser vendido por você durante uma entrevista.

Dentro do tema, o que é marketing pessoal, podemos dizer ainda  que o profissional deve também ter conhecimentos e habilidades da comunicação bastante desenvolvida, que ajude numa entrevista e também para se autopromover com pessoas do ciclo social que ele tenha interesse em fazer parte, o contratante quer ter certeza que escolhendo uma pessoa que agrega valores a empresa e que saiba valorizar seu próprio trabalho.

Durante contratação a imagem é mais importante que a própria competência prática do dia-a-dia, pois sua competência será mostrada com o tempo de trabalho. E isso leva tempo, já a sua imagem pode ser mostrada em suas atitudes e comportamentos e sua promoção pessoal.

O poder do marketing pessoal

O poder e importância do marketing

O que é marketing pessoal, é vender uma imagem que você sabe que pode, é sinônimo competência e não de mostrar qualidades que você não tem; é reconhecer em você suas qualificações e demonstra-las da melhor forma possível. Investir no próprio MKT é o mesmo que investir em desenvolvimento da inteligência emocional, é agregar valor à qualidade do seu trabalho.

O marketing pessoal é hoje em dia de extrema importância para qualquer profissional que deseja ser bem-sucedido em sua carreira. Dentre tantas coisas, os das mais importantes funções do MKT são atrair mais contatos, expor habilidades e competências para gerar novas possibilidades de negócios.

Dentre tantas habilidades profissionais exigidas pelo mercado destacamos algumas que podem fazer a diferença quando se trabalha no seu MKT. Que são:

  • Boa comunicação,
  • proatividade,
  • espírito empreendedor,
  •  flexibilidade,
  • habilidade para trabalhar em equipe,
  • criatividade,
  • espírito de liderança,
  • otimismo,
  • maturidade,
  • criatividade,
  • paciência.

Você é o principal produto vendido pela sua empresa, essa é a primeira lição que você deve aprender sobre o que é marketing pessoal.
Refletir sobre quais pontos na apresentação pessoal influenciam sua imagem profissional e pessoal, analise-se.

Leia também:

Qual a importância do marketing para o desenvolvimento profissional?

Agora que você possui uma ideia sobre o que é marketing pessoal  você precisa construir sua própria marca. É raro as pessoas ficarem em um emprego de 10 a 20 anos. Você tem que ser um especialista em alguma coisa. O trabalho mais importante que você tem hoje é ser o presidente da sua própria marca.

A grande notícia é que usando as tecnologias disponíveis qualquer um pode criar sua própria marca. É preciso dedicação, consistência e trabalho, mas pode ser feito. A marca pessoal é importante quando se trata de se comercializar para os outros. Você pode usar a marca pessoal de várias maneiras:

  • Para construir sua própria empresa como empreendedor ou consultor;
  • Para se promover em uma empresa e aumentar seu valor como um funcionário em potencial;
  • Para construir sua própria credibilidade para futuros empreendimentos.

Como marca, você aumenta seu valor para os outros, mas somente se você construir estrategicamente para que outros possam ver este valor.

Como fazer marketing, dicas:

  • Descoberta da marca: quem é você? Onde está sua paixão? Qual desejo que sua marca o represente? A descoberta da marca é realmente encontrar o que você quer representar e não apenas o que você quer representar hoje. Mas o que é que você quer representar para o resto de sua vida. A criação de uma declaração de branding pessoal pode ajudá-lo neste processo de descoberta. Este é provavelmente o passo mais difícil. Procure contar com a ajuda de amigos e colegas de trabalho.
  • Desenvolvimento e estratégias pessoais de sua marca:  com sua declaração e descoberta de marca pessoal, é hora de começar a desenvolver. A boa notícia, atualmente é muito mais fácil do que há 5 anos, porque vamos nos concentrar no desenvolvimento digital da sua marca.
  • Compartilhe seu conhecimento: Não é suficiente aprendê-lo; você tem que ensiná-lo e compartilhar seu conhecimento ajudando os outros. Faça isso por meio de vídeos, mídias sociais e escrevendo tanto online quanto off-line. É aqui que você prova que tem conhecimento e ganha exposição ao fazer isso.
  • Seja você mesmo: Você aprendeu o que é marketing pessoal, então encontre seu próprio estilo. Você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo e apenas seguir a multidão. Use seu estilo e especialidade para atrair os empregos e a clientela que você deseja.
  • Identifique sua especialidade e seus pontos fortes: Pense nas características e pontos fortes que você construiu em sua carreira.
  • Possua seu espaço: depois de identificar sua especialidade e seus pontos fortes, aperfeiçoe-os. Aprenda tudo o que puder e torne-se o especialista nessa área. Você nunca pode parar de aprender. Leia, absorva e ensine.
  • Identifique seus valores e defina suas prioridades: É importante ter uma visão clara de suas metas pessoais e profissionais, tanto a curto quanto em longo prazo. Isso ajudará você a não apenas identificar as coisas mais importantes para gastar seu tempo, mas também terá algo para alinhar novos projetos. Use seus valores e prioridades como uma bússola que os guie em ação e em seu processo de tomada de decisão.

Exemplos de marketing pessoal digital – O que você precisa

  • Perfil do Facebook. Crie seu próprio perfil no Facebook. Ele deve conter seu histórico de trabalho e experiências. Certifique-se de postar itens relevantes na sua página. Este é um ótimo lugar para mostrar sua personalidade. Convide colegas, colegas e amigos para acompanhá-lo em seu perfil do Facebook.
  •  Perfil do LinkedIn – Um perfil do LinkedIn é a versão digital do seu currículo, portfólio e referências. Não fique sem um. Participe de grupos que são de interesse para sua marca. Responda às perguntas e seja um participante ativo. Conecte-se com aqueles que estariam interessados ​​em sua causa ou tópico.

Você está criando sua marca, então exiba uma foto que seja reconhecível em todas as plataformas. Agora que você tem as ferramentas, é hora de começar a construir. Lembre-se de que isso exigirá consistência e dedicação, mas você pode fazê-lo.

Como fazer marketing pessoal no trabalho, se destacar na carreira e arrumar emprego

Cursos de marketing pessoal, confiram algumas dicas

Existe muitos cursos que ajudam os profissionais mostrarem ao mundo de uma forma muito mais positiva suas qualificações profissionais e pessoais. Já que hoje em dia o lado pessoal também influencia nossa vida profissional.

Os cursos muitas vezes englobam simulações, discussões em grupo, exercícios individuais para que o profissional aprenda a lidar com diversas situações.

Capacita o profissional para compor sua imagem pessoal e profissional, atuando com facilidade, tranquilidade e adequação nos relacionamentos. Considerando as particularidades de cada situação e as diferentes culturas, contribuindo para personalizar contatos e a fidelização de clientes.

Confira agora algumas opções de cursos de marketing pessoal à distância:

Prime Cursoscurso gratuito onlineO objetivo do curso é mostrar que o que é MKT pessoal é a promoção pessoal. Ou seja, ensinar o indivíduo a se valorizar, ser notado como pessoal e como profissional qualificado. Veja aqui!


 Cursos Online SP

curso gratuito online

Os cursos são oferecidos gratuitamente com carga horária de até 20 horas, como forma de iniciação de conhecimento. Possuem o propósito de abranger a iniciação, introdução e a relevância do assunto. Diferentemente dos demais cursos com carga horária procura dar ênfase ao tema abordado. Curso online


Agora que você já tem uma noção do o que é marketing pessoal, veja como praticar

Quando falamos de um produto, sabemos que para ele ser vendido é preciso também que ele seja visto que seja notado, apreciado, desejado e adquirido. A visão, a exposição, a promoção, a divulgação e a propaganda, são potencializados através os esforços de MKT.

Acontece o mesmo MKT pessoal porém, em benefício de sua própria imagem e carreira. É fazer-se notado, mas não simplesmente ser notado, é ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Para que sejam reconhecidas e desejadas em ambientes corporativos.

Procurem se afastar da máxima, falem mal, mas fale de mim, isso não ajuda em nada na sua vida profissional. Não estamos a falar de pessoas que querem aparecer a qualquer custo. Estamos a falar de pessoas que expões suas qualidade e habilidades de uma forma firme e sincera.

Ninguém gosta de rabugentos, aqueles profissionais cuja presença afasta as pessoas afastam também as oportunidades. Mas também ninguém gosta dos bobos, piadistas demais. Procure o meio termo.

Enfim, esperamos tê-los ajudado com nossas dicas sobre o que é marketing pessoal. Façam os cursos e aumentem as suas possibilidades de entrar no mercado de trabalho. Bons estudos, até a próxima!

SMarCa

Website: GuiaDeCursosOnline

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário pelo seu Facebook

Observação: Você precisar estar conectado(a) ao Facebook para fazer comentários abaixo:

Deixe um comentário pelo formulário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *