Ranking das 10 Melhores faculdades de medicina do Brasil e Mundo

A medicina é uma carreira em que nunca é tarde demais para começar a estudar. Se você já está cursando ou apenas está planejando fazê-la, você deve estar se perguntado quais são as razões para seguir nesta área e buscando quais são as melhores faculdades de medicina do Brasil.

A medicina é uma das profissões mais antigas da humanidade e corresponde à realidade da doença: tentando curar ou aliviar. Os profissionais buscam sempre as melhores técnicas e meios para a prevenção e buscam promover a saúde da população em geral.

A faculdade de medicina, portanto, fornece uma educação abrangente possibilitando o conhecimento adequado das ciências. São ensinadas técnicas associadas com de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Isso requer um conhecimento aprofundado das características biológicas dos seres humanos e a importância da relação com o ambiente físico e social. Para fazer uma graduação também é recomendável ter conhecimento prévio de biologia, física, química e matemática.

Antes de mostrarmos o ranking das melhores faculdades de medicina do Brasil responda a pergunta. Quais as razões básicas para fazer faculdade? Você concorda com as abaixo ou falta mais, deixe seu comentário!

Razões para fazer um curso de medicina

Tudo sobre faculdade de medicina

Ao citar estas razões, eu tentei mencionar apenas alguns pontos básicos que os estudantes das faculdades de medicina do Brasil usam para a escolha deste curso. Não necessariamente são as mais importantes ou até mesmo não tem a ver com alguns alunos.

Assim como existem estas razões boas, há também razões contra, mas a decisão final é para que você faça o curso. Às vezes, tudo o que precisamos é apenas uma razão para fazer a escolha certa.

  1. Muitas oportunidades ao se formar

Esta razão raramente é acentuada corretamente, mas verdadeiramente é assim. Após se formar em uma faculdade de medicina haverá inúmeras oportunidades de trabalho em todo Brasil. Você poderá optar por trabalhar em hospitais, institutos de ciências, abrir seu próprio consultório ou fazer parte do departamento médico de algum outro campo profissional, isso como exemplo.

  1. Trabalhar com pessoas

Muitos estudantes de medicina dizem que essa é a sua principal razão para estudar medicina.

  1. Capacidade de ajudar as pessoas diretamente e torná-los mais felizes

O progresso da humanidade e da civilização é o objetivo de quase todos os programas nas melhores faculdades de medicina do Brasil. A maioria dos médicos diz que não há maior felicidade quando conseguem ajudar um paciente muito doente. Ou quando um grupo de cientistas descobre um novo medicamento para uma determinada doença.

Quais qualidades e capacidades devo ter para fazer um curso de medicina?

Este é um guia básico de tudo sobre faculdade de medicina para aqueles que estão pensando em seguir na carreira. Estas informações serão relevantes se você ainda está na escola e pensando em fazer o curso.

Não necessariamente você deve possuir todas essas qualidades antes de entrar na graduação. Algumas você irá adquirir com o passar do tempo como, por exemplo, as relações interpessoais e maior capacidade de concentração. Entretanto outras terão que vir desde a escola como uma educação sólida de base.

Algumas qualidades e capacidades pessoais que o aluno deveria ter para fazer uma faculdade de medicina:

  • Você deve possuir a capacidade de aprender e reter grandes quantidades de informações;
  • Você vai precisar possuir boas habilidades analíticas e de raciocínio;
  • Grande parte do trabalho é paciente e centrada. Envolve o trabalho em equipe com outros profissionais de saúde. Portanto, você é obrigado a ter boas habilidades interpessoais;
  • A medicina é uma ciência, portanto, você terá que ter uma forte capacidade científica (ou as habilidades necessárias para desenvolver).
  • A prática médica requer aprendizagem ao longo da vida e do trabalho que pode ser um desafio. Portanto, você deve estar altamente motivado por um forte interesse na prática médica.
  • Outras habilidades necessárias são de gestão de tempo e espírito crítico. Essas são habilidades que você vai aprender com o passar do tempo através de faculdade de medicina.

O curso de medicina é muito competitivo para entrar, claro dependendo da faculdade que você escolher. As particulares geralmente são menos concorridas que as públicas. Assim se você está pensando em se candidatar a uma vaga da melhores faculdades de medicina do Brasil vai precisar de ter bons resultados já a partir da escola, principalmente em disciplinas como química e biologia.

Leitura Sugerida:

Quais são as melhores faculdades de medicina do Brasil?

melhores faculdades de medicina do brasil

Há vários rankings das melhores faculdades de medicina do Brasil hoje. O “oficial” realizado pelo governo federal através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) que puni os cursos e faculdades particulares ou públicas que apresentam desempenho insatisfatório por anos consecutivos. Existe também o ranking de cursos de graduação realizado por instituições com suas metodologias próprias.

Achei bem interessante mostrar aos leitores duas destas instituições que são a Folha de São Paulo ao qual possui o Ranking Universitário Folha (RUF) que avalia a qualidade das universidades brasileiras e dos cursos com mais alunos e a Britânica Quacquarelli Symonds (QS) com seu World University Rankings.

Ranking das 10 melhores faculdades de medicina do Brasil pela RUF

Ranking Brasil 

Nome da Instituição UF PúblicaPrivada

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

SP

Pública

Universidade de São Paulo (USP)

SP

Pública

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

MG

Pública

Uni. Federal de São Paulo (UNIFESP)

SP

Pública

Uni. Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

SP

Pública

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

RS

Pública

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

RJ

Pública

Universidade de Brasília (UNB)

DF

Pública

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP)

SP

Privada

10º

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

RS

Privada

* Metodologia utilizada no ranking faculdades de medicina: Método 1Método 2

Como podem o observar as faculdades federais de medicina e as Estaduais se destacam neste ranking nacional. Das faculdades privadas apenas duas estão entre as dez melhores como a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Outro fato que vemos também é que a maioria delas se concentram na região sudeste em MG, SP e RJ.

Ranking das 10 melhores faculdades de medicina do Brasil pela (QS)

Um estudo realizado pela Quacquarelli Symonds (QS) mostrou quais são as melhores faculdades de medicina do mundo. A melhor colocada dentre as brasileiras no World University Rankings é a Universidade de São Paulo (USP), ela também ocupa o primeiro lugar na América Latina.

Apesar de nossas universidades estarem nesta lista, à classificação fica muito abaixo para comemorarmos alguma coisa.

Ranking Brasil 

Nome da Instituição

Ranking global
Universidade de São Paulo (USP) Entre 51º e 100º
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Entre 201º e 250º
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Entre 201º e 250º
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Entre 251º e 300º
Uni. Federal de São Paulo (Unifesp) Entre 251º e 300º
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Entre 251º e 300º
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Entre 301º e 350º
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Entre 401º e 450º
Universidade de Brasília (UnB) Entre 401º e 450º
10º Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Entre 401º e 450º

World University Rankings – Melhores universidades. Fonte: QS

De acordo com a tabela acima, a faculdade de medicina da USP ficou classificada entre o 51º e o 100º lugares. A melhor faculdade de medicina do mundo é a Harvard, seguida pelas universidades de Oxford e Cambridge, ambas do Reino Unido.

Ranking das 10 melhores faculdades de medicina do Brasil MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é órgão do Ministério da educação (MEC) responsável pela avaliação da qualidade de cursos e faculdades brasileiras.
Através de seu índice geral de cursos (IGC) extraído do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) selecionamos um ranking das melhores faculdades de medicina do Brasil.

Fale ressaltar que nem todas as instituições de ensino participam do Enade, como por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP). Fica ao seu critério a comparação entres os rankings das melhores faculdades do Brasil.

Ranking Brasil

Nome da Instituição

Estado Enade
Universidade federal de viçosa (UFV) MG 4,8308
Faculdade de medicina de são josé do rio preto (FAMERP) SP 4,0238
Universidade estadual do ceará (UECE) CE 3,9851
Universidade estadual de maringá (UEM) PR 3,8339
Universidade do estado do rio de janeiro (UERJ) RJ 3,8053
Pontifícia universidade católica do rio grande do sul (PUCRS) RS 3,7704
Faculdade de ciências médicas da santa casa são paulo (FCMSCSP) SP 3,7639
Universidade estadual de campinas (UNICAMP) SP 3,7164
Universidade federal de juiz de fora (UFJF) MG 3,7078
10º Pontifícia universidade católica do paraná (PUCPR) PR 3,6671

Melhores  cursos de medicina do Brasil – Fonte Inep/MEC

Como vimos acima, a Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais foi a melhor faculdade de Medicina do Brasil. A universidade foi muito conceituada com 5 estrelas e seu índice foi 4,8308. Em segundo lugar veio a faculdade de medicina de são José do Rio Preto (FAMERP) com índice de 4,0238.

Ranking das 10 melhores faculdades de Medicina do mundo segundo o QS

A melhor faculdade de medicina do mundo é a Harvard dos Estados Unidos, seguida pelas universidades de Oxford e Cambridge, ambas do Reino Unido.

Ranking no mundo

Nome da Instituição

Harvard University (EUA)
University of Oxford (UK)
University of Cambridge (UK)
Stanford University (EUA)
Johns Hopkins University (EUA)
Karolinska Institutet (Suécia)
University of California, Los Angeles (EUA)
Yale University (EUA)
Massachusetts Institute of Technology (EUA)
10º University College London (UK)

World University Rankings – Melhores universidades. Fonte: QS

Quanto custa uma faculdade de medicina?

quanto custa uma faculdade de medicina

Não da para fixarmos quanto custa uma faculdade de medicina, as mensalidades variam de acordo com cada região do Brasil, o corpo docente e a infraestrutura oferecida aos alunos.

A região Sudeste é que possui a maior quantidade de faculdades particulares do Brasil. São mais de 120 ao total e no país todo são mais de 300 escolas.

O intervalo de valores varia entre R$5.000,00 a R$12.000,00 mil reais somente em mensalidades em algumas instituições. Aqui não estão inclusos livros, materiais para aulas práticas, entre outros investimentos.

Quanto tempo dura a faculdade de medicina? Bem, este investimento vai durar pelo menos seis anos em sua vida. Entretanto, o retorno é garantido após se formar e/ou se especializar.

Apesar de ser um curso de graduação muito caro para a maioria dos brasileiros, há formas de estudar investindo pouco ou mesmo de graça através dos programas:

Sistema de Seleção Unificada (Sisu): Aqui você nem precisa ficar preocupado quanto custa uma faculdade de medicina. É um programa de seleção gratuita para o ingresso em instituições públicas do governo federal.

Programa Universidade para Todos (Prouni): Oferece descontos de 50% ou 100% nas mensalidades com baseando-se no desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda per capita da família.

Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): Você faz um financiamento de 50 a 100% da mensalidade.

 

Espero que tenha gostado de nosso artigo sobre o Rank das melhores faculdades de medicina do Brasil e Mundo. Deixe seu comentário abaixo, é sempre bem vindo!

SMarCa

Website: GuiaDeCursosOnline

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário pelo seu Facebook

Observação: Você precisar estar conectado(a) ao Facebook para fazer comentários abaixo:

Deixe um comentário pelo formulário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *