As ciências e, em particular, a Biologia, têm aprofundado os conhecimentos já existentes, conforme atestam os resultados das pesquisas no campo de estudo. São exemplos a decodificação do DNA, os procedimentos científicos de clonagem de seres vivos, a descoberta do cultivo e produção de alimentos transgênicos, os avanços da biologia molecular e as pesquisas sobre os fatores de aquecimento e de poluição ambiental, indicando alternativas que contribuam para o equilíbrio vital do planeta. A graduação em biologia a distância vem aos poucos entrando nesse universo que cada vez mais demanda por profissionais qualificados.

Conforme o exposto, os estudos científicos no campo das Ciências Biológicas têm provocado uma demanda significativa às instituições pela formação na área da Biologia, em nível superior, solicitando ampliação de vagas com a graduação em biologia a distância em busca de recuperar a distorção entre a demanda e a oferta. Adiante-se, ainda, que a universalização do atendimento aos alunos em escolas públicas de educação básica, ocasionou a carência de recursos humanos para o magistério das disciplinas do currículo, inclusive na área das Ciências Biológicas.

A graduação em biologia a distância tem como objetivos específicos:

  • Estudar os seres vivos, sua organização e funcionamento, suas relações evolutivas e com o meio em que vivem, além dos processos e mecanismos que regulam a vida;
  • Conscientizar sobre a necessidade de atuação com qualidade e responsabilidade em prol da conservação do meio ambiente e da biodiversidade;
  • Desenvolver a capacidade de analisar, criticamente, a situação de ensino, para refletir sobre a prática e estabelecer paralelos entre os conhecimentos teóricos adquiridos e as situações de ensino vivenciadas no decorrer do Estágio;
  • Inserir o aluno em atividades de pesquisa sobre diferentes temas, como forma de ampliar o conhecimento e buscar alternativas metodológicas para o trabalho docente; e
  • A faculdade de biologia a distância habilita também o aluno para atuar, interdisciplinarmente, na área do magistério e/ou em áreas afins à sua formação profissional.

 

Duração do curso de graduação em biologia a distância

  • 3 anos – Licenciatura e 4 anos – Bacharelado

 

Mercado de trabalho para a faculdade de biologia a distância

No caso da licenciatura, o mercado que mais absorve o profissional é o de ensino, em instituições de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior. Entretanto, o licenciado pode atuar em diferentes postos voltados para a educação ambiental.

Esse profissional também está apto a atuar em consultorias, auxiliando na implantação de certificações de normas ambientais, ou, ainda, em indústrias ou em laboratórios voltados para biotecnologia, biologia molecular e outros.

 graduação em biologia a distância

Onde encontrar cursos graduação em biologia a distância:

Veja no site e-MEC, sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil, quais faculdade de biologia a distância que oferecem essa modalidade de ensino superior e quais possuem qualidade nas avaliações do governo.

Fontes:

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz