Uma das profissões mais valorizadas e promissoras da atualidade tem chamado atenção de muitos que sempre almejaram ter uma carreira na área da saúde. Porém, a realidade de muitos não permitem que esse sonho possa se tornar algo real, devido aos custos e investimentos que precisam ser feitos para que se possa se tornar um profissional autorizado para atuar no mercado. No entanto, começar na área, tornou-se muito mais acessível por meio do curso de enfermagem gratuito, disponível em várias cidades do Brasil. Sem dúvida, é a chave que abrirá a porta para descobrir de fato o que um profissional de enfermagem faz e o que ele aprende.

São conhecimentos importantes para formação que um profissional de precisa ter e isso está ao seu alcance, de uma maneira simples e sem muito investimento, o único custo é o seu tempo, que terá que ser disponibilizado para o aprendizado.

 

Inicie o seu curso de enfermagem e dê o primeiro passo rumo a carreira!

 

Origens da profissão de Enfermagem

Curso de enfermagem gratuitoA profissão de enfermagem tem seus primeiros trabalhos reconhecidos desde o século XIX como uma das primeiras formas de oferta de assistência a saúde. Principalmente referente a ajuda em partos domiciliares, as chamadas cuidadoras ou parteiras fazem parte deste cenário primitivo da enfermagem muito relacionado a força de trabalho exclusivamente feminino.

A enfermagem também teve seu vínculo muito fortalecido com a igreja e com os ditames sacerdotais. O aspecto relativo à vocação e o desenvolvimento da caridade por meio de cuidados a pessoas doentes, uma forma de se tornar mais próximo dos dogmas católicos.

Portanto, o curso de enfermagem no início de sua concepção manteve laço estreito com as características religiosas e mais místicas, ligadas a espiritualidade. Os cuidados com os pacientes eram principalmente realizados por meio de medicamento a base de plantas medicinais que eram passados pelos sacerdotes das igrejas católicas.

Por muito tempo, a enfermagem foi tida como um serviço doméstico prestado por mulheres de classes sociais menos favorecidas e que se tornou praticamente uma profissão marginalizada dentro da área de saúde e por isso subvalorizada. Sua reviravolta deu-se com a chegada do capitalismo e com ajuda de reformadores e que os serviços prestados em hospitais ganham mais espaço e valor.

E nos tempos atuais, a enfermagem depois de passar séculos dentro de uma visão rudimentar, não correspondente a sua real importância dentro da sociedade. Principalmente dentro das práticas de saúde pública e métodos de hospitalares passou a ter um papel inclusivo de respeito e notoriedade dentro dos sistemas de saúde.

 

Curso de enfermagem gratuito. Inicie uma nova trajetória

Se você está em busca de uma profissão vantajosa e que ao mesmo tempo possa trazer satisfação pessoal, comece já o curso de enfermagem gratuito. Se esta é a sua vocação, não perca mais tempo!

O curso de enfermagem gratuito oferece a oportunidade de entrar em contato com a profissão por meio de um conteúdo programático bem formatado e de acordo com as exigências do mercado, que atualmente possui uma alta demanda por profissionais técnicos nesta área.

Durante o curso você verá técnicas para preparo do paciente para exames, administração de remédios, coleta de material, curativos, higiene pessoal do pacientes, prevenção de doenças, medição de pressão arterial e de diabetes, entre outros conhecimentos e atribuições pertinentes ao cargo.Curso de enfermagem gratuito

Ao concluir o curso de enfermagem gratuito, você poderá atuar em instituições como: postos de saúde, hospitais, clínicas médicas, espaços ambulatoriais, oferecer serviços de Home-Care, academias. E também trabalhar junto a uma equipe multidisciplinar junto a médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais.

Porém, não se esqueça que para quer ser um bom profissional na área de enfermagem, mesmo que você faça o curso de enfermagem gratuito deverá continuar os seus estudos e principalmente, estar sempre disposto a cuidar de pessoas.

Veja também:

 

Mulheres da enfermagem. Os principais nomes da história enfermagem

Antes de iniciar o curso de enfermagem gratuito, conheça os principais nomes da enfermagem profissionais que valorização a profissão e que pavimentaram com conhecimento o caminho do ensino de enfermagem e assim ajudaram a construir a história da enfermagem tanto no Brasil quanto no mundo.

  • Ana Neri: Baiana, nascida em 1814, considerada o principal nome da enfermagem brasileira, ofereceu seus trabalhos nos hospitais militares durante a Guerra do Paraguai e com isso tornou-se a primeira enfermeira do país. A primeira Escola de Enfermagem do Brasil recebeu seu nome.
  • Florence Nightingale: Uma italiana nascida em 1820, extremamente culta e muito à frente do seu tempo, quebrou paradigmas e preconceitos relacionados às mulheres de sua época. Florence criou a Escola de Enfermagem na qual as enfermeiras passaram a ser assalariadas e a fazer parte do quadro de profissionais dentro dos hospitais.

 

Onde são oferecidos cursos de enfermagem gratuitos

 

Cursos superiores de enfermagem gratuitos:

  • Veja através do Ranking Universitário Folha (RUF) onde estão as melhores universidades e cursos de enfermagem gratuitos pelo Brasil, no site você poderá filtrar o curso por Estado, Município, instituição pública ou particular e pode também obter qual a classificação segundo o ENAD que é a avaliação do governo.

Cursos técnicos de Enfermagem gratuitos:

  • O Pronatec é uma boa opção para quem esta procurando um curso técnico gratuito de enfermagem, possui duração de 1.200 horas e ao final os alunos poderão atuar em Hospitais, clínicas e postos de saúde, empresas e domicílios.

 

Pesquisa sobre perfil da Enfermagem no Brasil

Maria Helena Machado, coordenadora-geral de pesquisa da Fiocruz, e Irene Ferreira, vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem, falam sobre os resultados da pesquisa que investigou o perfil da enfermagem no Brasil no programa Cidadania na TV Senado. Dê uma olhada no vídeo abaixo sobre o assunto.

 

Enfim, faça seu curso de enfermagem gratuito pelo Pronatec ou numa das dezenas de universidades públicas espalhadas pelo país, ou até mesmo pelo Prouni que em alguns casos oferece bolsas integrais em faculdades particulares para alunos.

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz