DJ são as iniciais de uma sigla em inglês ao qual significa disc jockey, ou em português, disco jóquei. O mais comum é usar a sigla (a pronúncia do termo é “dee jay”) em vez do nome completo. Separamos esta semana para falar sobre o curso de DJ para você que curioso ou não sabe como ser DJ.

Nos dias atuais vemos em meio à banalização do termo DJ. Muitos carregam esta abreviação DJ à frente do nome sem mesmo saber o que significa. Para que se entenda melhor esta atividade, é necessário saber algumas informações que diferem um profissional da área e alguém que apenas leva o nome sem conhecimento na prática.

Dentro do curso de DJ  você irá aprender que o profissional é o músico discotecário que inclui inserções de mixagem, efeitos diversos e modificações variadas em sets (sequências musicais) realizadas ao vivo para um público alvo específico usando como instrumento musical várias ferramentas eletrônicas. Tais, como: toca discos, CDBs, controladoras e mesas de áudio. Mas, além disso, o DJ se destaca pela buscas das musicas e administração de coleções de discos. É um profissional que modifica a sonoridade das músicas tornando-as mais interessantes para seu público.

 

Quanto Ganha um DJ?

curso de djO faturamento de um DJ depende da sua fama, não basta fazer um curso de DJ e pronto. Um disc jockey iniciante ganha a partir de R$300 por trabalho. Ma um DJ pode ganhar bastante também com suas performances nas picapes.

De acordo com a revista “Forbes”, o holandês Tijs Michiel Verwest, mais conhecido como DJ Tiesto, um dos mais influentes nomes da música eletrônica, faturou o equivalente a U$44 milhões (dólares) em 2013. Já em 2014, o DJ Calvin Harris faturou U$46 milhões de dólares, assumindo a liderança dos DJs mais bem pagos do mundo. Evento é um mercado sempre em ascensão.

 

Dicas para DJs iniciantes

Saiba a importância de abrir uma pista

O iniciante na profissão pode achar que o dono da festa foi desagradável ao te colocar para abrir a festa, mas acredite: ele foi gente generoso. É claro que tocar no ponto alto da festa, melhor horário da casa, com pessoas alcoolizadas e em clima total de diversão é muito mais tentador. Mas abrir a pista é um verdadeiro desafio para um iniciante. Aproveite o horário o vazio da pista para tocar suas músicas e tracks favoritas e treinar suas habilidades. Aquela sua virada que você vem pensando há semanas, perdendo o medo e a ansiedade.

Conheça o equipamento de trabalho

São muitas coisas para você memorizar e não errar e nem fazer feio na hora de tocar é ser DJ. Estude, descubra o que é e para que serve todos os equipamentos tais como: CDJ, Mixer, RCA, P10, P2, dentre outros.

As músicas têm hora para serem tocadas

algumas coisas você não aprende em um curso de DJ, por exemplo, se você for tocar nos primeiros horários, procure não tocar as melhores músicas ou os maiores hits da noite logo de primeira. Você pode fazer a balada ficar desinteressante para o resto da noite, cheia de músicas repetidas, para não cair o clima você vai obrigar a repetir os hits do momento tornando-se desinteressante.

Não beba no trabalho

Beber demais é algo que complica a sua situação em qualquer trabalho. Tome cuidado para não passar do ponto e beber demais. Ou saiba muito bem manter o controle e trabalhar sob efeito de álcool, mas não é recomendável.

 

curso de dj online

Curso de DJ – Os melhores cursos  à distância online

Dentre muitos curso de DJ online grátis para aprender essa profissão, separamos alguns que se destacam como alguns dos melhores no mercado atualmente.


IPED

O cursos online possibilita ingressar na profissão de DJ através de um curso ainda com certificado. No Curso de Produção de Música Eletrônica da área Música e Instrumentos você aprende a estrutura da música eletrônica, construção do bassline, os conceitos básicos de síntese sonora e como construir uma melodia. Você também aprenderá sobre a tecnologia MIDI, como utilizar efeitos e como mixar e equalizar. Curso Online de Produção de Música Eletrônica – DJ


Cursos virtuais

Já o Cursos virtuaisnet, oferecem cursos para interessados em ser Djs. Porém, as aulas são separadas por etapas, por exemplo, um curso é de Dj e som, outro de sonorização e sincronização. O interessado paga pelo diploma que custa a partir de 3 x $7 ou $21 reais no boleto. Cursoonline


 

Quais são as características necessárias para ser um DJ?

Para ser DJ é necessário primeiro que goste de música e que se interesse por vários estilos musicais. Outras características necessárias são: criatividade musical, responsabilidade, facilidade de lidar com as pessoas, autoconfiança, dinamismo.

 

Como anda o mercado de trabalho de DJ?

O mercado de trabalho é grande e diversificado, por se tratar de uma ocupação ligada a diversão e ao lazer. O DJ, depois que ganha certo prestígio, pode aumentar seu campo de atuação, pode abrir uma casa noturna. Pode fazer parcerias e trabalhar junto com outros DJs, organizar festas em geral e/ou até abrir uma produtora musical. A divulgação do nome do DJ fica por conta das casas noturnas e eventos em que ele toca. E também dos convidados, que se identificam a performance do profissional e o indicam para amigos.

 

Algumas vagas de emprego para DJs

Agora que vocês já sabem muitas coisas sobre essa profissão, vamos em busca das vagas no mercado de trabalho. São inúmeras, pois, estamos falando de mercado crescente.

Pensando nisso, separamos também alguns sites que oferecem vagas para DJs, facilitando assim suas buscas por oportunidades.

 

Esperamos tê-los ajudado tirar algumas dúvidas de como fazer o curso de DJ , até a próxima!

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz