Você sabe a diferença entre cursos livres, técnicos, de graduação, pós?

A estrutura do sistema de ensino regular no Brasil consiste na educação básica, infantil, ensino fundamental e médio e a educação superior.

Mas sabia que nem todo estudante assimila a estrutura organizacional da educação brasileira, e seus níveis de ensinamento? Sendo assim, muitos confundem as diferenças entre cursos livres, cursos técnicos e tecnológicos, cursos de graduação e pós-graduação.

O ensino superior é oferecido por universidades, faculdades, institutos superiores, centros universitários e centros de educação tecnológica. O aluno pode escolher por três tipos de graduação: O Bacharelado, a Licenciatura e a graduação Tecnológica.

Já os cursos de pós-graduação são divididos entre Lato Sensu e Strictu Sensu, que engloba: especializações, MBAs e mestrados, doutorados respectivamente.

A segui mostraremos as diferenças entre as modalidade do sistema de ensino no Brasil.

O que são Cursos Livres?

O que é curso livre? É uma modalidade de ensino não formal com duração variável que pode ser curso presencial ou cursos à distância, e são voltados a estudantes e trabalhadores com finalidade de gerar qualificação, atualização ou conhecimentos.

Os cursos livres, em geral, não exigem uma escolaridade mínima. Apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação MEC, possuem base legal no Decreto nº 5.154/04.

Estes cursos não podem emitir diploma ao final, somente um certificado de conclusão que não é reconhecido pelo MEC. Entretanto, isso não que dizer que eles não possuam valor dentro do sistema de ensino! Os cursos profissionalizantes são ótimos para enriquecer o currículo de que qualquer pessoa seja estudante ou trabalhador.

O que é Curso Técnico?

O que é curso técnico? sistema de ensino

O que é curso técnico? O curso técnico é um grau formação de nível médio e tem como o objetivo de capacitar os alunos através de conhecimentos teóricos e práticos em várias áreas do mercado de trabalho. Incluso do sistema de ensino é o caminho mais curto para quem deseja ou tenha necessidade de trabalhar mais rápido.

Quanto a sua duração, o curso tecnico possui uma carga horaria mínima imposta pelo Ministério da Educação – MEC – e sua duração pode ser de um ano e meio a dois anos. Atualmente existem 185 alternativas de fazer cursos técnicos, que são divididos em 12 eixos tecnológicos, tais como:

  • Ambiente, Saúde e Segurança;
  • Apoio Educacional;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Gestão e Negócios;
  • Hospitalidade e Lazer;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais;

Cursos de Graduação no Sistema de Ensino

O que é curso de graduação?

O que é curso de graduação? Podemos dizer que é o primeiro ciclo de formação no sistema de ensino superior do aluno, isso após ele concluir o ensino médio. Os cursos de graduação são divididos em três modalidades:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Superior em Tecnologia.

Após a sua diplomação o aluno torna-se bacharel, licenciado ou tecnólogo, respectivamente.

Bacharelado:

O que é Bacharelado? É uma modalidade de graduação dentro das universidades, faculdades e instituições, sendo assim, pode ser feito por estudantes que tenham concluído o ensino médio. O bacharelado engloba áreas como: As de Humanas, Exatas, Agrárias, Tecnológicas, Saúde e Biológicas, etc.

O bacharelado tem como foco, em geral, a preparação do profissional para o mercado de trabalho, onde o aluno irá aplicar o seu conhecimento inicialmente como estagiário de alguma empresa.

Os cursos de bacharelado possuem uma duração média de 4 a 5 anos, já inclusos com o estágio supervisionado. Possui mais duvidas sobre o que é Bacharelado?

Licenciatura:

O que é licenciatura? É uma modalidade do sistema de ensino superior ao qual permite ao aluno lecionar na educação fundamental, médio, profissionalizante e superior dentro de sua área de formação.

Os cursos de graduação na modalidade licenciatura possuem uma duração média de 3 a 4 anos com o estágio supervisionado já incluso.

O que é Bacharelado?

O que é licenciatura?

Mercado de trabalho O aluno se prepara para atuar de forma mais ampla no mercado. Seu foco é para alunos quem desejam virar professor.
Atuação Exerce a profissão que se formou ou próximo, seu campo é bem amplo. Leciona sobre o curso que formou, geralmente nos ensinos fundamental e médio. Porem pode ser na graduação também.
Pode lecionar Sim, principalmente em cursos superiores, mas em geral, é necessário uma pós-graduação. Sim
Titulação Bacharel Licenciado
Cursos Administração, ciências contábeis, arquitetura, nutrição, agronomia, medicina, enfermagem, farmácia, engenharias, jornalismo, ciência da computação, etc. Educação física, ciências sociais, geografia, história, matemática, antropologia, filosofia, física, ciências biológicas, letras, pedagogia, química, etc.

 

Curso de superior em tecnologia sistema de ensino

Muitos confundem ainda a profissão de tecnólogo com que fez o curso técnico. Mas o que é curso superior em tecnologia? Essa modalidade é enquadrada como uma graduação de Ensino Superior.

A duração de uma faculdade em tecnologia dura cerca de dois a três anos. São cursos mais focados em uma área de atuação específica e com uma duração mais curta que o bacharelado.

Essa graduação tecnológica é ideal para quem deseja ir para o mercado de trabalho mais rápido.

Sugestão de leitura:

  1. Pós-graduação à distância – veja onde fazer seu curso EAD online!
  2. Cursos técnicos à distância gratuitos com certificado
  3. Faculdade a distância gratuita – Cursos de graduação EAD
  4. O que é MBA e o que significa MBA no Brasil?

O que é Curso de Pós-Graduação?

O que é pós graduação?

O que é pós graduação? Bem, no sistema de ensino há dois tipos de pós-graduação no Brasil: a Stricto Sensu e Lato Sensu.

Stricto sensu tem como significado – em sentido limitado – e englobam programas acadêmicos de mestrado e doutorado. Podem fazer alunos que terminaram curso superior de graduação.

O que é pós graduação Lato Sensu? O Lato Sensu tem como significado – em sentido amplo – e englobam os cursos de graduação focados para alguma especialização.

No contexto de o que é pós graduação, um bom exemplo de pós Lato sensu é o MBA, apesar de considerado um Mestrado nos EUA e Europa. Já no Brasil ele é enquadrado como uma especialização na área de Administração.

Mestrado Acadêmico

O que é mestrado? O mestrado Acadêmico é um curso de pós-graduação – Stricto Sensu – incluso do sistema de ensino, precisa ser autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES e reconhecido pelo ministério da Educação MEC.

Depois de terminar a graduação o aluno decide se quer continuar os estudos na pós-graduação, mestrado acadêmico, para desenvolve-se e aprofundar em sua formação. É importante também que o aluno tenha interesse em realização de pesquisas científicas.

Dentro do contexto de o que é mestrado dizemos que ele o pode ser uma boa opção de quem deseja se dedicar a carreira de professor universitário, mas também é procurado por alunos que desejam melhorar a sua qualificação profissional.

O mestrado pode, em alguns casos, ter uma duração de até três anos, e para concluir o mestrando precisa desenvolver uma dissertação ao longo do curso.

Mestrado profissional

O que é mestrado profissional? É uma espécie mais recente de cursos “Stricto Sensu” criado pela CAPES. A Sua principal diferença com relação ao mestrado acadêmico é o seu foco é voltado à qualificação profissional.

O seu proposito no sistema de ensino é atender às necessidades dos profissionais que atuam mercado de trabalho e precisam de uma qualificação profissional, entretanto estes profissionais não desejam trilhar à carreira acadêmica de professor ou pesquisador.

Doutorado

sistema de ensino, O que é Doutorado?

O que é Doutorado? É um grau de pós-graduação que direciona uma aproximação dos alunos com a pesquisa e a área acadêmica universitária.

O Doutorado é muito procurado por alunos que terminaram o mestrado acadêmico e que desejam continuar os estudos. É outra modalidade de cursos “stricto sensu” que prepara o aluno para atuar como professor universitário e/ou trabalhar no campo de pesquisa.

O curso de doutorado pode durar de quatro a cinco anos. É recomendável que os alunos possuam um interesse no desenvolvimento de pesquisas científicas. Há mais duvidas sobre o que é Doutorado?

Pós-Doutorado

O que é pós-doutorado? Pós-doutorado não é um curso, é um programa de pesquisa realizado por portadores do título de Doutor, é um estágio de atualização para que realizem um projeto de pesquisa em um período que vai um a dois anos em alguns casos.

 

Sistema de Ensino – Formas de acesso ao ensino superior

O aluno interessado em estudar em uma instituição de educação superior deve pesquisar no site da universidade, faculdade, instituto superior, centro universitário ou no centro de educação tecnológica a(s) as formas de egresso.

Entretanto, a forma mais comum de acesso ao ensino superior é através da realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Outra forma de entrar em uma universidade é através da Avaliação Seriada no Ensino Médio que acontece de forma gradual e progressiva, com provas aplicadas ao fim de cada série ou ano.

Algumas faculdades selecionam seus alunos através de processos de entrevistas, informações pessoais e profissionais dos candidatos.

Programas do Governo Federal

O governo federal possui programas de incentivo que ajudam o acesso dos alunos ao ensino superior, devido muitos não conseguirem entrar em uma universidade publica gratuita.

Veja alguns dos programas:

FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies – tem como objetivo financiar a graduação de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos (mensalidades) de uma graduação. Para se candidatar ao programa os interessados devem estar regularmente matriculados em faculdade, instituto superior, centro universitário ou centro de educação tecnológica pagos e estas cadastradas no programa, além de avaliação positiva nos processos de avaliação do MEC.

ProUni

O Programa Universidade para Todos – ProUni  tem como finalidade oferecer bolsas de estudos (integrais ou parciais) ao alunos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, isso sempre em faculdade privadas de ensino superior.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid – oferece bolsas aos alunos de cursos presenciais que se destinam aos estágios em escolas públicas do Brasil, e que depois de formados se comprometam a lecionar na rede pública de ensino. O objetivo do Pibid, no sistema de ensino, é antecipar o vínculo entre os futuros professores e as salas de aula.

SMarCa

Website: GuiaDeCursosOnline

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário pelo seu Facebook

Observação: Você precisar estar conectado(a) ao Facebook para fazer comentários abaixo:

Deixe um comentário pelo formulário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *