Curso de Linux online – veja onde fazer seu curso!

Com o curso de Linux online você vai obter habilidades necessárias para trabalhar com este sistema operacional (SO) que não é conhecido por muitos brasileiros, apesar de estar presente em vários celulares e tablets. Você vai poder explorador de arquivos, dominar o processador de texto, criar planilhas, criar apresentações animadas, etc.

Este sistema foi lançado em 1991 por Linus Torvalds, que sonhava com um novo sistema operacional que não tivesse tantas restrições e preço elevado como é o caso do Windows.

Linux é um sistema operacional de software livre, ou seja, não pertence a nenhuma pessoa ou empresa; portanto, não é necessário comprar uma licença para instalá-lo e usá-lo em um computador.

O que é sistema operacional?

O sistema operacional é um software que permite a operação de um computador. Ele faz a intermediação entre hardware, software e o usuário – digamos – você. Ele controla e monitora a operação do computador e fornece uma interface entre os programas individuais e o hardware do dispositivo.

O sistema operacional representa o programa mais importante do computador, já que ele começa a funcionar assim que o computador é ligado.

Sistema operacional Windows é o mais conhecido e mais amplamente usado no mundo. A sua versão mais recente é o Windows 10.

O sistema operacional da Microsoft, como todos os outros concorrentes possui uma interface gráfica com o usuário. Isso significa que você pode usa-lo com o mouse, teclado e clicar em programas ou arquivos, mover arquivos, menus e pastas desdobráveis.

Sistema operacional Linux é também muito conhecido pelo mundo afora. É um projeto de código aberto, cada programador pode desenvolver ainda mais o sistema e adicionar novos recursos. O Linux possui um alto valor na segurança e estabilidade.

Além dos sistemas operacionais para computadores e Notebooks, há também para dispositivos móveis, como Tablets e smartphones. O SO mais utilizado no mundo vem do Google: o Android que que roda em muitos smartphones e tablets. A Apple conta com seu próprio sistema operacional: o iOS roda em todos os iPhones e iPads.

O que é Linux?

O que é Linux?

O Linux é frequentemente relacionado como sendo sinônimo do sistema operacional como é o Windows ou Mac OS X, mas o Linux é realmente apenas o kernel (Núcleo) de um sistema operacional.

Esse núcleo fornece uma interface de mediação entre o hardware e o software do computador, sendo o kernel o componente mais básico e importante de um sistema Linux. Como usuário, você raramente entra em contato com o próprio kernel, por si só não serve para (quase) ninguém.

O Linux foi originalmente desenvolvido para poder pesquisar e desenvolver no campo de TI sem as limitações de outros sistemas e licenças e, portanto, foi colocado sob a Licença de Software Livre (GPL).

A fim de tornar um sistema operacional atraente para o usuário foram desenvolvidas interfaces gráficas de área de trabalho e as mais populares são: Unity, Ubuntu, Gnome, KDE, Debian, XFCE, LXDE e Cinnamon.

A importância do Linux nas empresas

Hoje em dia, milhares de empresas, desde as micro até as grandes, têm usado o Linux por ele ter seu código aberto e por não ter que pagar as licenças dos softwares, obtendo assim mais economia.

Porém, o Linux é um sistema operacional que é necessário ter conhecimento para poder usá-lo, assim com um curso Linux grátis é possível que você aprenda a usar e instalar o sistema operacional, podendo utilizá-lo inclusive em seu computador junto com o Windows.

 Aprender o Linux, por quê?

O SO tornou-se, nos últimos anos, o sistema mais robusto e seguro que oferece suporte as plataformas de tecnologia de centenas de milhares de empresas ao redor do mundo.

Aos poucos o sistema operacional vem tomando o lugar de seu principal concorrente, o Windows, em preferência dentro das empresas, principalmente dentro de instituições públicas no Brasil.

É preferido por desenvolvedores, programadores e criadores de sistemas operacionais de software livre baseado em Linux. E que escolheram o SO por sua estabilidade, desempenho e a capacidade de ser modificado livremente, de acordo com as necessidades dos seus utilizadores. Este SO está presente em 98% dos supercomputadores do mundo, também na maioria dos servidores de Internet para as transações financeiras a nível mundial e é à base de milhões de dispositivos Androide.

Leitura Sugerida: 

  1. Curso de web design online – cursos gratuitos
  2. Curso de AutoCad online – Veja onde fazer o seu gratuito
  3. Curso de informática básica grátis online com certificado
  4. Curso de Excel básico grátis online com certificado
  5. Curso de excel avançado online grátis com certificado

Onde é oferecido curso de Linux online?

Curso Linux online gratuito

Udacity

– Curso de Noções básicas de linha de comando do Linux

Curso grátis online para iniciantes que não possuem experiência com o sistema Linux e a interface de linha de comando. Inscrições online.

Neste curso, você aprenderá o básico da interface de linha de comando de um servidor Linux: o terminal e o shell (GNU Bash). Inclui anda uma introdução aos arquivos e diretórios no sistema de arquivos do Linux.

UaiTeclab

– Curso de introdução ao Linux – com carga horária de 20 horas

O objetivo deste curso gratuito online é aplicar o conhecimento por meio das principais ferramentas do Linux, na criação de arquivos, edição de textos, utilização de acessórios, entre outras funcionalidades. Inscrições.

Prime cursos

– Curso de Linux Básico Online Grátis

Curso online livre para sua qualificação profissional. Você vai aprender os conceitos iniciais do Linux; as diferentes distribuições; principais comandos e funções; utilizar o APT. Inscrição.

Conteúdos abordados:

  • Introdução ao Software Livre; Distribuições Linux;
  • Dispositivos e S.O; Introdução ao Linux;
  • Utilizando o APT;

EDX – Curso de Linux

– Introduction to Linux – (curso em inglês)

Este curso explora as várias ferramentas e técnicas comumente usadas pelos administradores do sistema Linux e pelos usuários finais para realizar seu trabalho diário em um ambiente Linux.

Ele é projetado para usuários experientes que tenham pouca ou nenhuma exposição prévia ao Linux, estejam eles trabalhando em um ambiente individual ou corporativo. Inscrições.

O que você vai aprender:

  • Um bom conhecimento de trabalho do Linux;
  • Como navegar pelas principais distribuições;
  • Configurações do sistema e interface gráfica;
  • Operações básicas de linha de comando
  • Aplicações comuns;

Cursos 24 Horas

– Curso de Linux online

Aqui você vai aprender sobre o Sistema Operacional do início ao fim através de uma metodologia facilitada e bem intuitiva, dando o preparo necessário para você se tornar um profissional experiente neste sistema.

Aprenda no conforto de sua casa, por preços imbatíveis e com certificação para todo Brasil. Veja e saiba mais sobre o curso Linux à distância com certificado no Site.

O curso Linux gratuito possui seis módulos, sendo eles:

  • Abordagem inicial; Instalação;
  • Iniciando no ambiente gráfico; A linguagem;
  • Métodos de armazenamento de dados; Manipulação de objetos.

Qual é a diferença entre o Linux e o Windows?

Os sistemas operacionais Linux podem ser instalados em PCs como o Windows para serem produtivos. No entanto, ao contrário do Windows, esses sistemas operacionais geralmente são gratuitos e não estão sujeitos a uma licença comercial.

Diferenças entre Linux e Windows:

Linux Windows
Custo Pode ser distribuído livremente, baixado livremente, distribuído através de revistas, livros, etc. Existem versões com preços para o Linux também, mas elas são normalmente mais baratas que o Windows. Há valores diferenciados para estudantes e profissionais, além das atualizações.
Desenvolvimento e Distribuição O Linux é Open Source, ou seja, através do compartilhamento e colaboração de código e recursos através de fóruns, etc, e é distribuído por vários fornecedores. Desenvolvido e distribuído pela Microsoft.
Fabricante O kernel Linux é desenvolvido pela comunidade. Linus Torvalds supervisiona as coisas. Microsoft
Do utilizador Todos. De usuários domésticos a desenvolvedores e entusiastas de computadores. Todos
Uso O Linux pode ser instalado em uma grande variedade de hardware, desde telefones celulares, tablets e consoles de videogame até mainframes e supercomputadores. Nos computadores, notebooks, servidores e alguns telefones do PC.
Introdução (da Wikipedia) O Linux é um sistema operacional de computador compatível com Unix e POSIX montado sob o modelo de desenvolvimento e distribuição de software livre e de código aberto. O componente que define o Linux é o kernel do Linux, um kernel do sistema operacional lançado pela primeira vez O Microsoft Windows é uma série de sistemas operacionais de interface gráfica desenvolvidos, comercializados e vendidos pela Microsoft. A Microsoft introduziu um ambiente operacional chamado Windows em 1985 como um shell do sistema operacional gráfico para o MS-DOS.
Suporte ao sistema de arquivos Ext2, Ext3, Ext4, JFS, ReiserFS, Xfs, Btrfs, FAT, FAT32, NTFS FAT, FAT32, NTFS , exFAT
Interface de modo de texto BASH (Bourne Again SHell) é o shell padrão do Linux. Pode suportar vários intérpretes de comando. O Windows usa um shell de comando e cada versão do Windows tem um único interpretador de comandos com comandos semelhantes aos dos, recentemente há a adição do PowerShell opcional que usa mais comandos semelhantes ao Unix.
Empresa / desenvolvedor Linus Torvalds e a comunidade Linux. Microsoft
Método de Atualizar Muitos atualização do Windows
Precedido por Terminal Básico (CLI) MS-DOS
Licença Licença Pública Geral GNUP Proprietário
Idiomas Vários Idiomas Vários Idiomas
Interface de usuário padrão Gnome, KDE ou muitos outros desktops Gráfico (Windows)
Modelo de origem Software grátis Fonte fechada / compartilhada
Plataformas Suportadas Todos PowerPC: versões 1.0 – NT 4.0;DEC Alpha: versões 1.0 – NT 4.0;MIPS R4000: versões 1.0 – NT 4.0; IA-32: versões 1.0 – 8; IA-64: versão XP; x86-64: versões XP – 8; ARM: versão RT;
Família OS GNU DOS
Programado em C, Assembly, C, C ++
Alvo de marketing Servidor, Pessoal Negócios pessoais
Compatibilidade Nova versão do linux suporta vários tipos de hardware Pode coexistir em redes locais com Windows, BSD, Macs e outros sistemas semelhantes a Unix. Às vezes, podem surgir problemas de compatibilidade de arquivos.

 Fonte: diffen

Faça o curso de Linux online que seja eficaz e que lhe dê todo conhecimento necessário no assunto.

SMarCa

Website: GuiaDeCursosOnline

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário pelo seu Facebook

Observação: Você precisar estar conectado(a) ao Facebook para fazer comentários abaixo:

Deixe um comentário pelo formulário abaixo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *