Curso de Cozinheiro – 9 motivos para aprender os conceitos básicos

O nosso alimento é universal, entretanto nem todos sabem como prepará-lo para que agrade a todos. Neste texto apresentaremos alguns dos motivos que você deve aprender a cozinhar ou fazer um curso de cozinheiro: com certeza, tornar-se um cozinheiro melhor ajudará você ter bastante sucesso em sua próxima refeição. Se você é um “especialista” na cozinha ou se está apenas aprendendo o caminho da gaveta da colher, aqui mostraremos ótimos cursos de cozinha que irão lhes inspirar.

Enfim, fazer as aulas é uma ótima iniciativa, principalmente caso deseja melhorar suas habilidades e conhecimentos na arte culinária. Geralmente as aulas voltadas ao curso de culinária para iniciantes é de média à curta duração que visam fornecer ideias e experiência prática em áreas específicas relacionadas à preparação, apresentação e apreciação dos alimentos. Alguns dos ensinamentos básicos da culinária são em trabalhar as habilidades da faca, degustação dos vinhos, talho, decoração de bolo, técnicas básicas do cozimento e churrasco ao ar livre.

Curso de cozinheiro – conceitos básicos

As aulas são uma boa oportunidade em conhecer novas pessoas e aprender a preparar novos pratos dentro da gastronomia. Também poderá descobrir a cozinhar um prato específico com mais requinte, como a lasanha. Ou pode aprender a preparar pratos para pessoas com necessidades dietéticas, intolerantes a glúten.

Em uma aula típica de cozinha, poderá aprender:

  • A comprar e medir os ingredientes;
  • Diversos métodos para cortar e combinar ingredientes;
  • Tipo de utensílios da cozinha e usar com certos alimentos;
  • Diferentes técnicas do cozimento, tais como fermentação, ferver ou grelhar;
  • Fazer pratos especiais, molhos e outros alimentos a partir do zero.

Gostaria efazer um curso de cozinheiro, mas não sabe se vale a pena?

Veja abaixo algumas das razões para começar ainda hoje!

 1. Aulas de culinária são divertidas

Divertir-se, conhecer outras pessoas e simplesmente desfrutar de uma nova experiência são bons motivos para fazer um curso de cozinheiro. Ao inscrever-se com seu melhor amigo(a) ou namorado(a), pai/filho(a) ou mãe/filho(a) terá certeza em ter várias risadas durante este trajeto.

 2. As aulas sempre ensinam coisas novas

Você pode ter assistir todos os programas na TV de culinária, mas nada lhe dará a experiência prática de estar em uma cozinha com um professor ao seu lado. Outra coisa boa é que pode aprender com um instrutor fazer coisas em tempo real sem “a magia da TV” acelerando todos os processos. As pessoas que já sabem cozinhar bem ainda podem melhorar suas habilidades culinárias. As possibilidades são infinitas.

3. Permita-se a ter experiência com novos alimentos

Quem sabe, pode ter habilidades ocultas para cozinhar pratos franceses dignos de realeza, mas como saberá, a menos que faça um curso de cozinheiro. Muitas das vezes, cozinhar pratos fora de sua própria cultura vêm com repetições de ingredientes novos e às vezes caros que você ainda não tem em sua cozinha.



 4. Fomenta a Autoestima das pessoas

curso de auxiliar de cozinhaA autoestima elevada é um dos principais ingredientes das pessoas bem-sucedidas. Você pode fazer quase qualquer coisa depois de começar a acreditar em si mesmo.

Fazer um curso de culinária irá ajudá-lo a esquecer todos os problemas do trabalho. Quando você tem um norte em sua direção, tu pode passar por etapas ou procedimentos necessários com total confiança necessária para se dar bem.

 5. Não precisa limpar o ambiente depois das aulas

Conhece aquela frase entre os casais, “Eu cozinho, mas você limpa”? Em uma aula de culinária, não precisa jogar uma moeda ao alto para ver quem fica com o trabalho em limpar os utensílios domésticos. Terá a diversão de cozinhar sem a limpeza.

6. Aulas de culinária melhoram seu paladar

Em aulas de culinária você não só consegue cozinhar alguns pratos interessantes, mas também pode prová-los além dos seus colegas que foram auxiliar de cozinha na sua empreitada.

7. A culinária pode tirar de sua rotina

Está cansado com delivery, pizza ou comidas congeladas? Uma maneira divertida de se diversificar e sair da sua rotina é cozinhar à noite para as pessoas que amamos.

A cozinha é parte importante em nossas casas, é o lugar onde preparamos os alimentos, lavamos as louças e fazemos as nossas refeições diárias. Algumas pessoas consideram a cozinha é um lugar sagrado para preparar refeições caseiras com muito amor. Se tu é uma dessas pessoas, então tem sorte.

8. As aulas ensinam a sofisticar ou aperfeiçoar um prato

Mesmo fora do trabalho as vezes precisamos impressionar nossos convidados do aniversário, encontros familiares, etc. Não seria legal se o seu prato fosse gourmet?

9. Poderá cozinhar como um Chefe de cozinha

Alguma vez assistindo um culinário já se perguntou como aquele chefe faz aquelas maravilhas sem queimar a comida ou suas sobrancelhas? Também gostaria em saber cortar as 200 cenouras em um minuto? Aulas de cozinha pode mostrar novas técnicas e fazer se sentir um cozinheiro chefe.

Sugestão leitura:

Como escolher curso de cozinheiro

Ao decidir qual é o mais indicado, é preciso decidir-se quais serão seus objetivos se são profissionais ou de hobby. Você tem expectativa em experimentar com um novo tipo de culinária diferente? Caso sim, talvez um curso de culinária indiana seja bom ou uma exótica como as asiáticas.

Se você é um inexperiente que mal sabe fritar ovos, então, talvez um curso de cozinheiro para iniciante seja ideal a considerar neste início desta jornada. Seja qual for a sua motivação em querer fazer as aulas, lembre-se que terá sempre uma boa comida e uma ótima diversão na vida profissional ou particular.

Onde fazer as aulas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (SENAC) possui um cronograma com cursos gratuitos de cozinheiro e Garçom com período integral, que são ofertados no interior do estado de São Paulo em hotéis escola do próprio SENAC. Possui uma duração média de quatro meses, já o curso de garçom do SENAC a duração é em média 36 dias. Lembrando que não possui taxas de inscrição e nem matrícula.

Curso de cozinheiro grátis pelo SENAC

As pessoas com baixa renda podem solicitar o Programa Senac de Gratuidade (PSG), em alguns cursos gratuitos SENAC somente. O SENAC oferta bolsas de estudo para os jovens sem condições em pagar os estudos. Entretanto é preciso ter uma renda familiar até dois salários mínimos e outras exigências previstos no edital.

Veja o vídeo sobre o tema:

Vejo no site se o seu estado oferece o curso de cozinheiro: SENAC

Compartilhe

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz

Mostrar
Ocultar