Não são somente as línguas faladas que são sempre procuradas, há cada vez mais interessados em aprender a língua dos sinais, as libras. Atualmente são aproximadamente 9,7 milhões de pessoas que possuem algum tipo de deficiência auditiva no Brasil. São quase 10 milhões, um número muito expressivo e que mostra a importância do ensino de libras para a melhora na comunicação social dessas pessoas. O curso de libras gratuito online veio para democratizar a forma de se comunicar entre as pessoas.

No entanto, o numero de profissionais habilitados para ensinar tanto pessoas com deficiência quanto seus familiares não são tão expressivos quanto os estes números. Assim como também é escasso, o acesso a atendimentos públicos de qualidade que atendam essas pessoas.

Por isso, se você está em busca de uma área profissional nova ou mesmo atuar com voluntariado, o curso de libras gratuito à distância é a sua porta de entrada para o mundo dos sinais. Os cursos possuem conteúdo programático completo e de acordo com as exigências do mercado, além disso, possui certificação ao final do curso de libras gratuito.

O domínio em libras é um diferencial para aqueles que já são professores do ensino fundamental ou educadores da área de línguas. Portanto, se você almeja uma promoção faça o curso de libras gratuito e encare novos desafios!

 

Curso de libras gratuito – Mercado de trabalho para os intérpretes de língua de sinais

curso de libras gratuito onlineO mercado de trabalho está carente desse tipo de profissional e por isso fazer o curso de libras gratuito online, certamente, aumentará suas possibilidades de atuação profissional na área ensino. A procura não está concentrada apenas em algumas regiões, a alta demanda se estende por todo o país e por isso se tornou tão procurada.

O aumento também foi favorecido pela regulamentação da profissão em 2010, a Lei nº 12.319 deu a profissão de tradutor e intérprete da língua de sinais à regulamentação necessária para sua atuação. Isso impulsionou o interesse de profissionais pela área.

O tradutor e intérprete da língua de sinais podem atuar não somente no ambiente escolar, ensinando crianças e adolescentes, mas também é frequentemente requisitado para trabalhar em ONGs, eventos, seminários, congressos, conferências e reuniões em empresas e instituições.

A valorização desse profissional no mercado de trabalho também provocou uma melhorar nos ganhos salariais desta categoria que finalmente, se tornou notória pela sua importância dentro da comunidade de surdos e mudos.

 

Saiba como surgiu a Língua de Sinais

Na língua de sinais não há um marco comprobatório, mas historiadores datam as primeiras aparições da língua de sinais em Paris, na França em 1755, ano que também foi fundada a primeira escola pública para surdos pelo Abade francês Charles-Michel que desenvolveu toda a metodologia para alfabetizar crianças surdas. E desde então, a letras e palavras ensinadas por meio de gestos manuais, língua de sinais como a conhecemos hoje, cresceu e se espalhou e formou diversos profissionais que disseminaram o conhecimento da língua de sinais. E assim, mais escolas especializadas foram construídas, fortalecendo assim, a inclusão de deficientes auditivos ao ensino ao redor do mundo.

No Brasil, a língua de sinais foi inserida no país em 1856 pelo francês Ernest Huet, que também possui deficiência auditiva. Com a chegada de Huet foi fundada a primeira escola de surdos do Brasil, atualmente conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), que utilizou o método francês para criar Língua de Sinais Brasileira.

Veja também:

 

Curso de libras gratuito – Curiosidades da Língua de Sinais

curso de libras gratuitoA língua de sinais possui nacionalidade, ou seja, a língua de sinais não é universal, apesar de algumas expressões básicas serem semelhantes, cada país desenvolveu e tem o seu próprio método de ensino da língua, pois a língua de sinais não é apenas uma linguagem, mas sim, um língua oficial, assim, como o francês, inglês e o português.

Há países que até possuem mais de uma língua de sinais, o que demonstra a grande variedade e complexidade desse tipo de linguagem que é mais que uma expressão linguística. É também visual e característica de um povo e uma comunidade, assim como a língua oral.

Por muito tempo, acreditava-se que não era possível transcrever as expressões da língua de sinais, ou seja, não era possível escrevê-la. Mas em 1970, Valerie Sutton conseguiu o feito de criar um método para poder traduzir em uma linguagem escrita, a língua de sinais, o que possibilitou a criação de livros e de outros materiais de estudo escrito.

 

Comece hoje mesmo o curso de libras gratuito

No curso de libras gratuito EAD você estará inserido dentro do ensino de Línguas de Sinais Brasileiro. O curso de libras gratuito feito completamente pela internet, mergulha na cultura, nos fundamentos e nas origens do universo de ensino de Libras e principalmente. O aluno sai enriquecido com os conhecimentos a cerca da importância do ensino de Libras para as pessoas com deficiência auditiva.

Além disso, o curso gratuito de libras possui conteúdo programático que inclui conhecimentos sobre a estrutura linguística da Língua de Sinais.

 

Onde é ofertado Curso de libras gratuito

O curso gratuito de libras à distância é oferecido em vários sites pela internet afora, veja em quais abaixo:

EAD SENAC

O curso Língua Brasileira de Sinais, veio com o intuito de promover a inclusão por meio da comunicação entre as pessoas sem deficiência auditivas (ouvintes) com as pessoas surdas. O curso possui uma carga horária de 160 horas e para receber o certificado os alunos devem ter competência desenvolvida em todas as unidades curriculares.


Universidade de São Paulo (USP)

  • Língua Brasileira de Sinais – EAD – Total de 51 vídeos aulas
    • Neste link você encontrará materiais do curso para baixar como: apostilas, os objetivos de cada vídeo, suas atividades, banco de questões, entre outras opções.

Trata-se do curso de Libras gratuito EaD da Universidade de São Paulo idealizado para que os alunos da USP tenham contato com conteúdos relacionados à língua de sinais, à surdez, à educação de surdos é à cultura surda. Entretanto, o curso é livre e todos podem fazer de forma grátis!


Youtube

Veja o alfabeto na linguagem de sinais:


Prime Cursos

O curso de libras gratuito é apenas de introdução ao assunto, é indicado para todas as pessoas com destaque para estudantes e profissionais de Letras, Pedagogia, Assistentes Sociais e todos que convivem ou trabalham com deficientes auditivos.

Obs. importante: o curso é grátis, entretanto para receber o certificado de conclusão o aluno terá que pagar uma taxa para emissão.

Alguns conteúdos do curso:

  • Estrutura Linguística;
  • Estrutura Sublexical dos Sinais a partir de suas Unidades Mínimas Distintivas;
  • Formação dos itens Lexicais ou Sinais a partir de Morfemas;
  • Estruturação de Sentenças;
  • Aquisição da Linguagem por Crianças Surdas;
  • Introdução à Gramática;
  • Sistema de Transcrição para;
  • Os Processos de Formação de Palavras;
  • As Categorias Gramaticais na LIBRAS;
  • Tipos de Frases;
  • Alfabeto Manual;

 IPED

Curso Online de Libras – com carga horária de 20 horas no modo gratuito.

O Curso de Libras tem como objetivo explicar e ensinar a cultura dos surdos e o desenvolvimento da Língua Brasileira de Sinais em seus aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos.

Alguns itens do curso:

  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Origem e história da Língua Portuguesa;
  • Definição e Características e Legislação da Libras;
  • História da Libras no Brasil;
  • O intérprete de Libras;
  • Tipos e causas de surdez e Cultura dos surdos;
  • Inclusão do deficiente auditivo no meio social;
  • Fundamentos da educação dos surdos;
  • A comunicação através da Libras;

 

Faça parte dessa incrível comunidade e faça a diferença no mundo!

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz