Uma das perguntas regularmente feitas pelos graduados e alunos em final de curso aos especialistas em educação de negócios é o que é MBA ou o que significa MBA no brasil. Existe muita confusão ainda no Brasil sobre esse tema, a seguir tentaremos explicar a diferença entre uma pós nos EUA e uma pós-graduação em nosso país. Segundo a folha Uol o Brasil tem mais 41 mil cursos de especialização e MBAs, segundo a folha o Estado de São Paulo é o que mais oferece estes cursos, seguido de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sendo a Fundação Getúlio Vargas a melhor colocada no ranking da América Latina.

 

O que é MBA? E o que significa MBA?

O que é MBA e o que significa MBA?Bem, nos Estados Unidos o programa de Master in Business Administration (MBA) é uma abreviação de Mestrado em Administração de Negócios, famoso por causa de dar uma melhoria na carreira e no salário de ex-alunos. Como um selo de acreditação, os empregadores sabem que qualquer candidato a emprego ostentando um MBA é bem qualificado em tudo o que é gestão de negócios. Então, o que é MBA exatamente? Tradicionalmente, um MBA em administração é uma pós graduação focada a dar uma visão geral das práticas de gestão através de uma ampla gama de disciplinas, garantindo que os graduados sejam bem preparados para qualquer eventualidade.

Os currículos em geral têm várias disciplinas como: psicologia, economia, sociologia, marketing e finanças, para citar apenas algumas. Isso garante que os alunos serão capazes de ter uma visão holística para a gestão de negócios ao invés de focar em um plano de carreira estreita.

No entanto, no Brasil ainda há uma grande confusão sobre o que é um programa de MBA. Ao contrário do vimos nos EUA, em nosso país uma certificação em MBA não tem validação de um Mestrado, o programa é apenas conhecido como uma especialização.

O mercado brasileiro é bastante confuso quando se trata de saber o que é MBA. Muitas escolas brasileiras usam este termo como um nome de marca em vez de uma descrição real do programa de graduação. Muitos destes programas brasileiros não são equivalentes a um MBA no exterior como “harvard MBA” e nem sequer são reconhecidos pelo governo brasileiro como um curso de mestrado. Estes programas de pós graduação são muitas vezes baratos quando comparado a um verdadeiro programa de Master in Business Administration. Tenha cuidado ao fazer sua pesquisa e fazer sua escolha. Existem atualmente várias universidades internacionais que têm parceria com instituições brasileiras para entregar um mestre reconhecido internacionalmente de Administração de Empresas.

 

O que faz um MBA hoje?

Infelizmente esta pós vem perdendo seu valor nos últimos anos como costumava ser, isso é devido a um número crescente de pessoas que adquirem essa especialização no país e em parte porque muitas escolas de negócios reduzem suas exigências para os graduados entrarem. Entretanto, para o bem de muitos há muitas escolas ainda que são referência no país e que dão credibilidade a um ao título e portas do mercado de trabalho aos alunos.

Veja também:

 

Carreiras

Já explicado o que é MBA você deve saber também que existem diferentes tipos de MBA, por isso, dependendo do tipo de aluno, de suas necessidades e sua disponibilidade, você pode escolher um ou outro. Aqui estão alguns tipos que geralmente são oferecidos na maioria das escolas de negócios.

  • O que é MBA Full-Time – O programa é de tempo integral, favorito de muitos estudantes. Ele pode durar de um a dois anos e exige total dedicação.
  • O que é MBA Part-Time – Como o próprio nome sugere, é de tempo parcial. Se você estudar e trabalhar poderá ser a melhor opção.

 

Tipos de MBAs

Cresce cada vez mais o número de escolas com foco em uma área específica, como recursos humanos, Tecnologia da informação TI, Empreendedorismo, gestão hospitalar, marketing, controladoria e finanças, logistica empresarial ou agronegócio. Além de saber o que é MBA, os alunos devem ficar de olho na grade de programação, já que mesmo os programas devem dedicar 2/3 de sua grade às disciplinas de administração e gestão.

Para profissionais experientes

Você também pode ter ouvido falar do famoso MBA Executivo, que é projetado especialmente para profissionais com experiência de pelo menos cinco anos. Embora os requisitos depende de cada escola de negócios.

Estudos internacionais

Para os alunos que querem viajar para o exterior, uma boa opção é o MBA Internacional, ministrado em Inglês e é destinado a estudantes de qualquer lugar do mundo.

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz