O que é gestão de pessoas? Talvez essa seja uma das questões do momento do mundo corporativo, são muitas dúvidas que permeiam os profissionais que desejam se especializar nesta área. Em termos amplos, podemos designar o que é gestão de pessoas pelo conceito principal, que diz que esta área é a que possui a responsabilidade e o foco na administração de pessoas, ou seja, para entender o que é gestão de pessoas, você deve pensar na estrutura formada de um departamento de pessoal, que cuida de cada funcionário desde a sua entrada, promoções e saída, entre outros assuntos que relacionam a empresa e o empregado, este é conceito de gestão de pessoas.

Além disso, o departamento pessoal age em busca da excelência organizacional por meio do planejamento preventivo e eficiente a médio e longo prazo, controle e sólida compreensão de trabalho em equipe. A área de gestão de pessoas também tem a missão de disseminar aos funcionários a cultura.

Em linhas gerais, decifrando o que é a gestão de pessoas, podemos designar o departamento de gestão de pessoas como uma área que possui domínio gerencial de todo o corpo funcional de uma empresa ou instituição e que constantemente busca pelo alcance dos objetivos da empresas por meio de um alinhamento das expectativas das organizações com os desejos dos empregados, além disso, a área de gestão de pessoas busca e ajuda a promover um ambiente de trabalho saudável.O que é gestão de pessoas? Veja curso de recursos humanos

Mas conhecer somente o conceito sobre o que é gestão de pessoas não é suficiente é preciso colocar em prática e obter mais conhecimento a cada dia. Por este motivo, organizações têm procurado gestores qualificados e com profundo conhecimento para reconhecer no ambiente de trabalho os mais diferentes perfis de pessoal. Além disso, quanto mais antenado com a diversidade do mundo corporativo, mais esse profissional é valorizado na área de gestão de pessoas.

Portanto, esteja sempre em busca de novas ferramentas e conhecimento, veja alguns cursos na área e saiba o que é gestão de pessoas na prática. Esteja atualizado agora!

 

O que é gestão de pessoas – Como nasceu a área?

A área de gestão de pessoas nasceu por volta do século XIX e tornou-se um fruto das transformações ocasionadas pela Revolução Industrial, na qual nasceu o sistema de remuneração salarial aos empregados e foi a partir dessa nova estrutura organizacional que houve a necessidade de criar um departamento que fosse responsável pelo gerenciamento das atividades administrativas do corpo funcional.

Entretanto, o que é a gestão de pessoas hoje deve muito a conhecida escola das relações humanas, que deu a área de gestão de pessoas à devida importância, ou seja, este novo pensamento trouxe a tona o conceito de humanização para o ambiente de trabalho.

O que é gestão de pessoas? Veja curso de recursos humanosEste movimento provou que fatores ambientais no âmbito das organizações influenciam diretamente os trabalhadores e isso pode ocasionar perda de ganhos e o não alcance dos objetivos da empresa. Esta área do conhecimento tem como objetivo destacar que as pessoas precisam de um ambiente de trabalho satisfatório para poderem produzir de acordo com as expectativas da organização.

O incentivo as melhores condições e o oferecimento de benefícios aos empregadores é uma das grandes mudanças ocasionadas por esse movimento que defende a humanização do ambiente de trabalho e colocam as pessoas como peças fundamentais para o equilíbrio organizacional nas empresas.

A teoria humanística continua a ser um terreno fértil para diversas pesquisas na área de gestão de pessoas que tentam construir conceitos que possam ser inseridos na prática das empresas e também possam agregar estrategicamente benefícios para os empregados e dar as empresas uma visão ampla e dinâmica do seu pessoal para que possam agir preventivamente e não como um apagador de incêndios.

 

O que é gestão de pessoas – Principais funções do setor de departamento pessoal

No setor de departamento pessoal, os assuntos mais trabalhados são: Comunicação com os empregados; criação de sistemas de benefício, avaliação de desempenho e progresso, análise e descrição de cargos e funções, organização de cargos e salários, admissão, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, compensação de pessoal, demissão, entre outras funções que fazem parte da rotina básica da área de gerenciamento pessoal.

Veja também:

 

Diferenças entre as áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal

Esses dois setores possuem sim uma forte relação, porém apesar da grande importância que uma área tem para outra, cada uma possui funções bem diferenciadas dentro de uma organização e isso precisa ficar bem claro para o que querem se tornar um profissional eficiente dentro de alguma dessas áreas.

Veja abaixo, algumas dessas diferenças:

  • Departamento Pessoal: Tem um caráter mais administrativo e jurídico, cuida de documentações como rescisão de contratos, admissão, pagamento de salários, férias, definir remunerações, faz o cálculo de taxas, impostos e contribuições.
  • Recursos Humanos: Faz o gerenciamento do ambiente organizacional, ou seja, faz estudos de clima organizacional, promove benefícios e atua na avaliação de desempenho dos empregados.

 

Curso gestão de pessoas grátis à distância
O que é gestão de pessoas? Veja curso de recursos humanos

Cursos Livres


 FGV online

O curso online enfatiza na complexidade do processo motivacional, examinando os diferentes fatores envolvidos na motivação. Trata ainda, das principais teorias sobre motivação e de alguns dos mecanismos de defesa dos quais, inconscientemente, lançamos mão para resistir a alguma frustração. No decorrer do curso, será demonstrada a importância do autoconhecimento, do autodesenvolvimento e do significado do trabalho para o processo motivacional.

O curso gratuito online analisa os princípios fundamentais que regem a comunicação como um meio cultural capaz de gerar conhecimentos, interações, trocas de informações. Serão abordados ainda, os principais pressupostos da comunicação como a área do conhecimento humano capaz de ser gerida por uma estratégia empresarial.

O curso de Recursos Humanos trata dos programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal. O objetivo do curso é analisar esses programas, tratando de questões relativas à liderança e à avaliação de resultados.


EAD SEBRAE

Objetivo: Compartilhar conceitos de gestão e motivação profissional que influenciam positivamente na competitividade empresarial.


PrimeCursos

Esse curso à distância de departamento pessoal é indicado também para os que pretendem prestar concursos públicos, conseguir um emprego novo ou um cargo melhor ou para os estudantes que desejam ter horas de estudos extracurriculares em sua área.

 

Espero que tenhamos contribuído para tirar suas dúvidas sobre o que é gestão de pessoas e seus conceitos.

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz