As universidades americanas e britânicas dominam a classificação das melhores universidades do mundo de ensino superior publicado pela empresa Quacquarelli Symonds (QS). Massachusetts Institute of Technology (MIT) lidera a classificação geral, seguido de duas universidades britânicas de Cambridge e Imperial College London. Harvard (EUA) e Oxford (Reino Unido) completaram o Top 5 das melhores universidades do mundo.

A classificação das melhores universidades do mundo é feita com base nas opiniões de mais de 85 mil acadêmicos e 42 mil empregadores, e avalia a excelência das universidades em relação ao ensino de 36 áreas. MIT aparece na primeira posição em onze áreas, enquanto que Harvard é considerada a melhor instituição de ensino em dez especialidades. Para entender esse ranking você deve saber que a QS ranking classifica as universidades em quatro áreas principais: pesquisa, ensino, internacionalização dos estudos e, finalmente, de empregabilidade.

Estas quatro áreas-chave são avaliadas utilizando seis indicadores, cada um dos quais é dada uma ponderação percentual diferente: Reputação acadêmica (40%), Reputação do empregador (10%), Relação de alunos e professores (20%), citações por faculdade (20%), Proporção de 5 e 6. Internacionalização da comunidade estudantil da faculdade (5%) e diversidade internacional do corpo docente acadêmico (5%)

 

Ranking das Melhores universidades do Mundo

RankMelhores universidades do mundo

1

Massachusetts Institute of Technology (MIT)

2

University of Cambridge

2

Imperial College London

4

Harvard University

5

University of Oxford

5

UCL (University College London)

7

Stanford University

8

California Institute of Technology (Caltech)

9

Princeton University

10

Yale University

11

University of Chicago

12

ETH Zurich (Swiss Federal Institute of Technology)

13

University of Pennsylvania

14

Columbia University

14

Johns Hopkins University

16

King’s College London (KCL)

17

University of Edinburgh

17

Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne

19

Cornell University

20

University of Toronto

21

McGill University

22

National University of Singapore (NUS)

23

University of Michigan

24

Ecole normale supérieure, Paris

25

Australian National University

25

Duke University

27

University of California, Berkeley (UCB)

28

University of Hong Kong

29

University of Bristol

Fonte: QS -Melhores universidades do mundo

 

Melhores universidades da América Latina em 2015

O top 5 no ranking das melhores universidades da América Latina é composto por três universidades Brasileiras e duas Chilenas.

A consultoria britânica QS publicou a lista das melhores universidades cujo resultado trouxe a surpresa da Universidade de São Paulo ao topo, que desbancou à Pontifícia Universidade do Chile, que caiu para o terceiro lugar. O segundo lugar é ocupado pela Universidade estadual de Campinas (Unicamp), também do Brasil; enquanto o quarto lugar é da Universidade de Chile.

Ranking das melhores universidades da América Latina

Melhores universidades do Mundo e América latina

  Fonte: QS -Melhores universidades do mundo

 

Leia também:

 

Melhores universidades do Brasil

Este reconhecimento do ensino superior no Brasil ocorre em meio a um país com uma economia estagnada e dificuldades financeiras em suas principais universidades. A Própria USP mergulhou no ano passado em uma crise histórica, com um déficit que comprometeu seus ajustes de custos de gestão e que desencadearam uma greve de funcionários de mais de 100 dias.

Na verdade, esta estrela universitária na América Latina está longe de estar entre as posições de liderança global: A USP se classificou na posição 132 entre os melhores do mundo.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em quinto lugar na lista regional da QS, no mês passado sofreu encerramentos temporários de sua Faculdade de Direito com a falta de pagamentos a funcionários de limpeza e segurança, para o ajuste fiscal do governo brasileiro.

Universidade Estadual Paulista (UNESP) foi o oitavo e da Universidade de Brasília foi uma das surpresas no ranking, subindo sete lugares desde o ano passado e movendo-se para o 10º lugar.

Programa Fantástico – BRASILEIROS EM UNIVERSIDADES AMERICANAS

Ranking das melhores universidades do Brasil

1º Universidade de São Paulo (USP);

2º Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);

3º Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);

4º Universidade Estadual Paulista (UNESP);

5º Universidade de Brasília;

6º  (UFMG);

7º  (UFRGS);

8º  (PUC-RJ);

9º (UFPR);

10º (UFSC);

11º  (UNIFESP);

12º  (PUC-SP);

13º  (UFSCar);

14º  (UERJ);

15º  (UFPE);

16º  (UFF);

17º  (UFBA);

18º  (UFV);

19º  (UEL)

20º  (UFSM);

  Fonte: QS -Melhores universidades do mundo

 

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz