Dentro do curso de podologia  aprendemos que a podologia é uma ciência muito antiga, mas não era tão difundida como é hoje, tanto que o termo Podologia surgiu do Grego arcaico com prefixo Podos – pés e o sufixo Logos-estudo, tornando-se, então, podologia.

A podologia é a ciência que estuda e trata dos pés de forma geral, tanto estética quanto fisicamente. Assim, através do estudo científico e técnico dos pés, dá-se a terapia aplicada da podologia. Isso significa que a podologia também pode se aplicar em questões e áreas responsáveis por avaliar as dores, tensões, unhas encravadas e quaisquer danos e agressões sofridas pelos pés durante a vida. Quer dizer, não só vai avaliar essas dores, como também, tratar e amenizar esses tipos de sintomas ou desconfortos.

Os pés nos dão a capacidade locomover e são através deles que temos contato com vários lugares, temperaturas e sensações. Quase nunca damos à atenção devida a eles e os tratamos com o zelo necessário. Por isso, mesmo que não pareça, a podologia é uma ciência muito necessária.

A formação de um podólogo fornece direitos aos cuidados de várias formas de patologias, um podólogo é um profissional da saúde e não estética como muitos pensam. A podologia cuida da saúde física, não se refere apenas a tratamentos de beleza ou bem-estar.

Hoje o Brasil avançou muito na área da podologia. A atuação e os estudos de diversos profissionais do ramo trouxeram muitos benéficos às pessoas e a à saúde dos pés. Um profissional do ramo deve ser graduado em de nível superior, ou seja, existem sim o curso de podologia para ser feito. Até mesmo existem especializações, mestrados e doutorados.

 

Cursos de podologia disponíveis no Brasil

curso de podologiaA graduação em podologia no Brasil exige que o aluno passe em um processo seletivo como em qualquer outro curso superior. E, depois, matricule-se para estudar durante três anos, tornando-se Bacharelado em podologia, caso, conclua o curso.

Em 2008, fora criado o primeiro curso de podologia em nível superior – Graduação tecnológica em podologia no Brasil. No entanto, em 1979, o Senac São Paulo ofereceu o primeiro curso de podologia do Brasil, chamado pedicuro, na ocasião.

Naquela época, um profissional pedicuro aprendia e repassava aos outros seus conhecimento. Porém, chegou um momento que o próprio mercado exigiu um certificado para cada profissional dessa área.

 

Como anda o mercado de trabalho na área da podologia?

O mercado de trabalho dessa área fora evoluindo e, com isso, diversas peculiaridades foram se consolidando. Dentre elas, a exigência da certificação após o curso de podologia. Antigamente, como já dissemos, isso não era exigido.

Também se teve que criar uma diferenciação de outras ocupações similares ou parecidas, como a pedicura, que é direcionada a estética, enquanto a podologia, foca somente na saúde;

Porém, todos os profissionais necessitam de uma constante atualização profissional para acompanhar o mercado que está cada vez mais e mais exigente e competitivo. Contudo, ainda existe uma demanda grande para o ramo da podologia, por isso, vale muito a pena investir nessa carreira.

Diversas agências particulares desse mercado procuram profissionais especializados em podologia e não os encontram. Um profissional desse ramo pode ter altos lucros ao trabalhar em uma clínica particular ou até mesmo de forma independente.

Antes, a podologia era tida como apenas tratamento de beleza ou estético. Mas, hoje, cada vez mais pessoas estão se conscientizando que a saúde dos és é importante.

Portanto, o mercado ainda pode crescer muito mais do que se imagina. Por isso, separamos uma série de cursos de podologia para todos os interessados a ingressar no mercado de trabalho. Confiram!

 

Curso de podologia à distância, faça já o seu!

Listamos para você alguns cursos de podologia à distância com conteúdo de alta qualidade e certificados pelo MEC. Tais cursos podem ser feitos em casa e qualificam o aluno para atuar no mercado de trabalho.

Após a conclusão, todos os alunos estarão possibilitados a exercer a profissão e ganhar uma nova renda devido a esse mercado crescente. Além de receber, ao final do curso de podologia , o certificado de comprovação para atuar como podólogo.

Muitos desses cursos podem ser feitos gratuitamente, e recomendamos que os faça para ter certeza que essa área pode ser uma ótima opção de trabalho.

 

Sites com cursos online de Podologia para conseguir o seu certificado:


IPED

cursos de podologia

O objetivo desse curso online é ensinar sobre as “práticas podógicas”, técnicas do trabalho, exemplos de alguns procedimentos. E também o trabalho e os limites do podólogo. Curso Online de Podologia


PortalEducação

curso de podologia

O curso Podologia  oferece ao aluno o conhecimento sobre as principais patologias estudadas e tratadas dentro da podologia. Materiais utilizados no gabinete, biossegurança necessária. Curso online de Podologia – atualização 


 

Quanto ganha um profissional de podologia?

Antes de tudo, precisamos ter a consciência de que todo profissional aumenta seus rendimentos de acordo com sua profissionalização. Por isso, quanto melhor for o curso que formou o profissional, melhor será o seu destaque e, consequentemente, o seu salário.

O nível hierárquico também pode contar na remuneração final de um profissional do ramo. Pois, profissionais com amis experiências podem ser chefes ou coordenar outros profissionais inexperientes ou que acabam de ingressar no mercado da podologia.

Enfim, a média salarial do podólogo varia de empresa contratante para empresa, mas tem como uma média base de 1.500,00 a 3.000,00 reais por mês.

Entretanto, esse limite pode ser facilmente superado, em virtude das condições e profissionalismo do podólogo. Bem como o cargo hierárquico ocupado dentro da empresa, como já dissemos acima.

Além disso, profissionais com clínicas próprias e especializadas podem faturar altos salários através da podologia.

Hoje o podólogo é um profissional bem requisitado no mercado de trabalho, tendo em vista a lei da oferta e da procura. O profissional pode ainda mais se valorizar e agregar conteúdo através dos cursos de especialização em podologia, e isso pode aumentar muito o salário dessas pessoas. Portanto, vale muito a pena estudar e ingressar nesse ramo.

O profissional em podologia pode também prestar serviços particulares para complementar sua renda. Visto que, se tornando requisitado pode trabalhar também como autônomo.

 

Quais são as exigências para se tornar um podólogo?

Segundo a legislação trabalhista da categoria, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 6042/05, que regulamenta a profissão de podólogo.

Contudo, ainda hoje existe uma flexibilização a regra para que, enquanto os profissionais de nível superior ainda forem poucos, profissionais técnicos possam atuar na área com menos restrições.

O profissional deve possuir um diploma de graduação ou de habilitação de técnico de nível médio em podologia. Tendo isso em mãos, a pessoa pode começar a exercer a profissão.

Por isso, essa é uma profissão ainda pouco difundida e se tornar um profissional do ramo ainda é muito faial. Portanto, nãos perca essa oportunidade e faça logo o curso de podologia!

O profissional também deve ter e manter um registro nas secretarias de Saúde dos estados. Enfim, essas são as condições para o exercício da profissão de podólogo.

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz