Dentro do curso de mecânica automotiva você irá aprender que a mecânica de automóveis é a responsável por cuidar da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares. desmontando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças acopladas, o profissional é popularmente como mecânico. A mecânica automotiva é responsável pelo conserto e manutenção dos automóveis, seu estudo está dividido em várias partes sendo estas: partes do motor à explosão.

  • Existem as partes fixas: o Cabeçote, O Bloco de Cilindros e o Cárter.
  • Partes Móveis: O Pistão, a Biela e o Eixo Virabrequim.

Existe um sistema onde cada cilindro do bloco abriga um pistão e permite que o mesmo faça seus movimentos de forma correta e retilínea com um movimento de subir e descer. O pistão é o responsável pela mistura de ar com combustível através dos seus movimentos longitudinais de aspiração e compressão, recebendo a força de combustão e expulsada da câmara de explosão do cilindro os gases resultantes do processo da queima.

curso de mecânica automotivaAprenderemos também durante o curso de mecânica automotiva o profissional da mecânica é responsável por cuidar da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, reparando, ajustando, desmontando e lubrificando o motor e peças anexas, esse é denominado Mecânico de Automóveis.

 

Onde um profissional pode atuar depois que fazer o curso de mecânica automotiva?

São muitas as atividades da área da mecânica automotiva. Um mecânico automotivo, pode atuar nas seguintes atividades:

  • Projetar equipamentos, máquinas e processos produtivos, observar e monitorar o veículo, inspecionando-o por meio de aparelhos, ou diretamente, para determinar os defeitos de funcionamento do veículo.
  • Os desenhos, esboços e especificações técnicas ou das instruções e roteiro de trabalho servem para o estudo e para fazer os reparos necessários, como, desmonte, e limpeza do motor, órgãos de transmissão e algumas outras partes necessitem de manutenção.
  • Estudar o trabalho de reparação a ser realizado, valendo-se de desenhos, esboços e especificações ou de outras instruções. Planejar o roteiro de trabalho, fazendo os desmontes e limpezas do motor, órgãos de transmissão e outros itens que requeiram alguns exames, seguindo técnicas apropriadas e utilizando chaves comuns e especiais, jatos de água e ar e substâncias eliminando impurezas e preparando as peças para inspeção e reparação.

 

Quais são as características de um profissional da mecânica automotiva?

O profissional da mecânica de carros deve ter, além da habilidade, noções de matemática e de física. Também conhecimento técnico e ter uma metodologia para fazer o conserto. Caso tenha noção de outra língua, isso é um diferencial que também ajudará para fazer as leituras de manuais e apostilas técnicas dentro de um curso de mecânica automotiva.

Algumas outras características são importantes para a mecânica automotiva, como, por exemplo: ter flexibilidade, capacidade de adaptação a muitas outras técnicas e habilidades, agilidade, vocação, raciocínio lógico, rápido, ter atenção nos detalhes e interesse por novas técnicas, facilidade para trabalhar em equipe, senso prático, dinamismo, precisão, interesse em computação, capacidade de organização. Essas características são determinantes nessa profissão!

 

Como anda o mercado de trabalho na área da mecânica de carros?

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a mecânica se destaca como um setor promissor em alta. Cada vez mais exigente o mercado procura profissionais de mecânica automobilística mais capacitados, com um perfil diferenciado. O conhecimento é o que mais conta na hora de conseguir um bom emprego.

O curso de mecânica automotiva em escolas técnicas ajudam o profissional se atualizar no que está ocorrendo quanto à tecnologia. Se informatizar porque os automóveis estão cada vez mais modernos e muitos itens são computadorizados. O estudo da mecânica é sempre a principal ferramenta para se qualificar e melhorar seus ganhos. O estudo é o melhor caminho para um profissional se especializar em qualquer outro ramo.

A falta de mão de obra no setor da mecânica ou de reparação de veículos tem sido uma das reclamações mais comentadas entre os proprietários de oficinas de carros. Os mecânicos especialistas estão cada vez mais raros no mercado de trabalho. Por isso, uma lacuna existe no ramo da mecânica, que exige sempre mais e mais profissionais.

Portanto, entrar no ramo da mecânica de caros é garantia de entrada no mercado de trabalho na certa!

 

Quanto ganha mecânico de automóvel?

As indústrias sempre procuram profissionais proativos, que procuram o aperfeiçoamento na sua área de atuação. Tornando-se assim mais necessários dentro da empresa. Pensando dessa forma terá também como consequência um retorno financeiro mais elevado.

Enfim, quanto ganha mecânico de automóvel? As oportunidades na mecânica são variadas em diferentes estados. E a média salarial fica entre 1.500 e 5 mil reais.

curso de mecânica automotiva

Dicas do curso de mecânica automotiva para os interessados

Selecionamos as duas instituições mais bem qualificadas e recomendadas para se fazer um curo de mecânica automotiva. Confira:


SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O curso de mecânica automotiva tem como objetivo de proporcionar aos aprendizes uma qualificação profissional em diagnosticar falhas. E realizar manutenção preventiva e corretiva de veículos automotores, planejando seu próprio trabalho, consultando manuais dos fabricantes. Alem de seguir as normas específicas de técnicas de segurança, qualidade e meio ambiente. O SENAI disponibiliza ótimos cursos, dentre eles o de Mecânica Automobilística.


Instituto Universal

Com o curso a distância de Mecânica de Automóvel você aprenderá de forma fácil e com apostilas impressas.

Aproveitem nossas dicas desses cursos de mecânica automotiva para se colocarem no mercado de trabalho. Esperamos tê-los ajudado, bons estudos e boa sorte no novo ramo profissional que vocês decidirem seguir.

 

Aproveitem as oportunidades que surgem. Até a próxima!

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz