O que é design de interiores? Dentro do curso de design de interiores você irá entender que o profissional que atua como Designer de Interiores é responsável por elaborar e executar projetos de decoração de interiores residenciais, comerciais, institucionais, de vitrines e eventos, atuando em escritórios de arquitetura ou ainda como consultor autônomo, lojas de mobiliário e de revestimentos, entre outros.

Este profissional visa a ergonomia, a funcionalidade, a estética, conforto e segurança dos clientes. Desenvolve diversos tipos de esboços, plantas baixas e desenhos técnicos. Através da identificação dos elementos essenciais para a concepção do projeto e definição de seu conceito, planeja e organiza ambientes, representando elementos bidimensionais e tridimensionais através da aplicação de processos de representação gráfica.

 

Quais são as competências que você terá ao terminar o curso de design de interiores?

Entre as atribuições do designer estão: definir os revestimentos e acabamentos, cores, fluxo, disposição dos móveis, objetos e ornamentos. Este profissional deve estar atento às tendências do mercado, ser criativo, ser profissional no cumprimento de prazos. Além de alinhar projetos à condição financeira de cada cliente. O Designer trabalha em parceria com arquitetos, marceneiros, pintores, etc. Podendo elaborar tantos projetos residenciais como coorporativos ou ambientes de passagem, como restaurantes, bancos, etc.

curso de design de interioresDurante o curso de design de interiores você apenderá que o mercado depende muito da economia e da construção civil. Pois quando o setor está em alta a demanda por designers também aumenta para, por exemplo, decorar imóveis mobiliados em estandes de vendas. Em contrapartida, diante da derrocada da economia, podem emergir oportunidades em lojas de móveis projetados, que visam o mobiliário funcional, menos decorativos e com menor preço.

Geralmente, o designer é contratado por escritórios de arquitetura, empresas de decoração e/ou construtoras. A expansão econômica do país fomenta o crescimento de clientes individuais. Por consequência do aumento de renda da população que procuram um profissional para revitalizar a residência ou ambiente coorporativo.

A indústria automobilística também busca o designer para planejar e executar o interior de automóveis. As oportunidades de trabalho são mais abundantes nas capitais do Sul e Sudeste e entre as cidades turísticas do Nordeste, por conta da variedade de hotéis e resorts. Aproveite e faça seu curso de design de interiores!

 

Veja também:

 

Existe diferença entre Designer de Interiores e Decorador?

Na década de 1990, foi definido o termo “Designer de Interiores” no Brasil de forma oficial pelo MEC. Ao qual desenvolveu os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico – Área de Design, que hoje é seguido no território nacional como um todo.

Anteriormente, a área era designada como “Decoração”, “Arquitetura de Interiores” ou somente como “Design”. Existem três modalidades de cursos para essa área: técnico, tecnólogo e de graduação. O curso de design de interiores técnico é a forma mais rápida e objetiva de capacitação para ingressar no mercado de trabalho. Devendo ter no mínimo 800 horas, com duração de 1 a 2 anos.

curso de design de interioresO curso de design de interiores tecnólogo apresenta o formato de graduação escalonada, com mínimo de 1600 horas e 2 anos. Com foco em conhecimentos técnicos necessários para áreas específicas do mercado de trabalho. Diferindo assim do curso técnico por possuir carga horária dobrada e custo geralmente mais elevado, necessitando frequentemente de especialização posterior. Possibilitando ao aluno o ingresso a cargos púbicos e privados que exijam nível superior.

Já o curso de design de interiores, de graduação, deve ter no mínimo 2.400 horas e duração de cerca de 4 anos. Sendo imprescindível para formações mais abrangentes que no caso da C.H do tecnólogo, se mostra ineficiente para abordagem de todos os conteúdos.

Oficialmente, para o ingresso na área como designer, após a graduação em uma universidade reconhecida pelo MEC, é necessário que o profissional esteja apropriadamente habilitado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD).

Este profissional pode basicamente projetar ambientes, escolhendo ornamentos e mobiliário e a posição oportuna para o fluxo livre. Cores de paredes e até na ampliação ou modificação estrutural de um ambiente, paginação de piso, desenvolvimento da luminotécnica ou alteração do sistema de iluminação. Paginação de gesso e na criação de móveis personalizados, ficando a decoração geralmente como último plano de um projeto.

Em suma, o papal do designer consiste na reestruturação da dinâmica do ambiente, sendo fundamental para que ele atenda uma função diferenciada

Curso de Design de Interiores

O decorador não necessita de curso de graduação, porém é imprescindível que tenha criatividade, talento e noção de combinação de cores e objetos. Podendo se especializar através de cursos técnicos ou de curta duração caso deseje avançar na carreira. Oferecendo projetos mais complexos aos seus clientes. Este profissional atua na alteração do ambiente de forma superficial, escolhendo móveis e objetos de decoração, como tapetes, cortinas e luminárias.

É possível que depois do termino do curso de design de interiores você atue como profissional autônomo. Na função de consultoria, após obter vasta experiência. Porém, é necessário estar sempre atualizado em relação ao mercado de trabalho, acompanhar editoriais e publicações da área e sempre que possível. Além de participar de feiras e exposições relacionadas à profissão, onde grandes personalidades e marcas do ramo se apresentam com frequência.

Cursos de Designer de Interiores online disponíveis na internet

Listamos alguns sites onde se encontram curso de design de interiores livres e técnicos. Todos os cursos possuem um investimento por parte do aluno e certificação. Cabe ressaltar que o designer de interiores necessita estar oficialmente habilitado na ABD, o que só é possível após realizar formação de nível superior.  Esses são que você encontra cursos para tirar o seu certificado para atuação no mercado imobiliário:


SENAC

  • Duração: 14 meses (800 horas)
  • Certificação: Diploma de Técnico em Design de Interiores, Nível Médio – Eixo Produção Cultural e Design.
  • Maiores Informações: Curso técnico em design de interiores

Portal Educação

  • Duração: 180 dias (550 horas)
  • Certificação:  Certificado capacitação profissional, aperfeiçoamento e extensão, não podendo ser utilizado como curso técnico ou de formação escola.
  • Maiores Informações: Curso online

IBDI – Instituto Brasileiro de Design de Interiores

 

Quanto ganha um designer de interiores?

É difícil estabelecer o rendimento fixo mensal, uma vez que os ganhos variam de acordo com o projeto desenvolvido. Porém, um profissional experiente e estabelecido no mercado, que possua vasta clientela pode ganhar consideravelmente mais do que um profissional recém-formado em um curso de design de interiores.

Contudo, da para ter uma ideia de quanto ganha um designer de interiores. O site da ABD  disponibiliza uma tabela de valores de honorários mínimos. Como parâmetro para as prestações de cada serviço, de acordo com a tabela de honorários.

 

A legislação da profissão de Designer de Interiores

Existe uma legislação em vigor baseada no Código de Ética, que serve como orientação aos designers e a seus clientes. Assegurando a adequação da prestação de serviços, dos direitos e deveres aos profissionais da área.

curso de design de interiores

O Código de Ética é um referencial na atuação, estabelecendo preceitos para se manter um nível ético e profissional adequados. Atribuindo as responsabilidades e deveres do profissional, bem como os direitos dos clientes. Dessa forma, qualquer indivíduo que decidir seguir a carreira de Designer  deve encarar a profissão com seriedade e profissionalismo. E estar ciente que existes penalidades em caso de irresponsabilidade em sua conduta profissional.

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz