A profissão de corretor de imóveis atua no mercado imobiliário, ou seja, o profissional da área vende ou aluga imóveis residências ou comerciais. Entretanto para atuar no ramo é preciso fazer um curso de corretor de imóveis e possuir licença, assunto que abordaremos a seguir.

O profissional é o responsável pela medicação de compra, venda ou locações de casas, apartamentos, terrenos, entre outros. Além dessa parte de negociação, o corretor também tem que cuidar de toda documentação envolvida durante tais processos. O mercado é lucrativo, um bom corretor pode ganhar comissões altas em cada venda, por isso, esse ramo de trabalho é muito visado.

Contudo, para se tornar um corretor de imóveis é necessário ter uma licença, o CRECI. Essa credencial é o que viabiliza a pessoa a atuar na área, e para consegui-la, é necessário ingressar no curso de corretor de imóveis dessa categoria. Porém, antes de entrarmos no mérito do curso e passar mais informações, é preciso falar mais sobres essa área.

Sobre o Profissional: Corretor de Imóveis

curso de corretor de imóveisO profissional do ramo imobiliário precisa conhecer o mercado, por isso, constantemente deve se atualizar para saber como anda o mercado. O corretor de imóvel pode ser autônomo, trabalhar por contra própria através de um escritório. Entretanto, sempre aconselhamos aos iniciantes a começarem a carreira como contratado de alguma empresa ou imobiliária.

Isso por que como em qualquer outro ramo de trabalho, a experiência profissional conta muito. É preciso entender como todo esse processo de compra/venda/locação se dá e o melhor é trabalhar com o respaldo de um profissional experiente.

No entanto, após um certo tempo de experiência, o corretor pode optar pelo trabalho autônomo. Muitos dizem que trabalhar autonomamente nesse meio é mais lucrativo, o que de fato é verdade. Contudo, existem sim empresas e imobiliárias que pagam excelentes salários e mais altas comissões para bons profissionais.

Mais uma vez, vale ressaltar, que para se tornar um corretor de imóveis é necessário ter um registro no Conselho Nacional de Corretores de Imóveis, órgão que garante a capacidade do profissional para atuar naquela área.

Por isso, separamos algumas opções do curso de corretor de imóveis on-line, pagos e gratuitos, para todos os interessados na profissão de corretor de imóveis. Confiram!

 

Curso de  corretor de imóveis – Quanto ganha um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis pode atuar de duas maneiras: autônomo ou contratado.

Quando o profissional é contratado de uma empresa, o salário fixo pode existir ou não (na maioria dos casos é do comissão). Quando existe esse salário fixo, não existe um salário base para a categoria, varia de empresa para empresa, como também, do prestígio do corretor. Porém, para termos uma ideia, esses tais salários fixos para corretores podem ser de R$1.030,00 a R$6.000,00.

O verdadeiro ganho do corretor de imóveis está em cada venda/locação que consegue fazer. Quando isso ocorre, o profissional ganha uma comissão do valor total da venda. O que varia geralmente entra 5 a 10%, a variar de estado para estado, região para região.

Confira um exemplo, os valores da tabela do Rio de Janeiro:

  • Compra e Venda
    • Áreas urbanas: 6% sobre o valor da venda
    • Áreas rurais: 10% sobre o valor da venda
  • Locação
    • Pesquisas, contratos, reconhecimentos de firmas e registros: valor de um aluguel pago pelo locador.
    • Recebimento de aluguel e administração do imóvel locado: Dez por cento (10%) do valor do aluguel;
    • Locação por temporada: mínimo de vinte por cento (20%) do valor pago por temporada;
    • Administração de condomínios;
    • Comissão de dez por cento (10%) sobre todo o montante recebido no mês.

 

A legislação da profissão de corretor de imóveis

Existe uma legislação em vigor para todos os corretores de imóveis que atuam no mercado. Essas leis servem como base de amparo a todos os corretores tais como as pessoas que contratam os seus serviços.

Isso porque a profissão não exige estudo aprofundado ou um histórico escolar completo para atuar na área. Por isso, fora criado essas leis para assegurar o direito de todos os envolvidos no processo de compra/venda/aluguel de imóveis.

Segundo lei nº 12.236, de 19 de maio de 2010, altera o art. 723 do Código Civil, são obrigações de um corretor de imóveis:

  • Pesquisar e apresentar todas as certidões referentes à transação, inclusive sobre dívidas de condomínio, dívidas com concessionárias de serviços públicos, parcelas de financiamento em aberto perante a construtora ou banco, taxas de mobiliário de áreas comuns e de entrega do imóvel, além de dívidas de IPTU e processos contra o vendedor;
  • Checar a veracidade e a validade dos documentos do imóvel e do vendedor, e repassar as informações para o comprador;
  • Zelar e cumprir o Código de Ética da classe;
  • Responder civil e penalmente por atos que causem algum dano ao comprador, que tenham sido causados por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

Esta lei foi realizada para atribuir mais responsabilidade ao corretor, que deve ter total ciência da natureza do negócio e situação do imóvel e partes envolvidas. Assim, deve prestar, espontaneamente, todas as informações. A espontaneidade que muda o jogo, você não tem que esperar que o seu cliente, leigo, lhe peça uma informação: você tem de sabê-la e informá-la sem o pedido do cliente, mostrando seu profissionalismo, passando, assim, confiança aos interessados.

Curso de corretor de imóveis disponíveis na internet

Os cursos de corretores de imóveis listados a seguir são todos bem estruturados, com excelente conteúdo e confiáveis. Todos apresentam certificação e o cadastro no CRECI para os alunos após o término das aulas.

Separamos cursos pagos, que temos que deixar bem claro, são os ideais a se fazer por fornecerem um maior amparo durante as aulas, apresentarem mais conteúdo e com cargas horárias maiores.

Vocês podem fazer um gratuito primeiro para ter uma ideia antes de buscar um curso pago, fica aí uma dica e é por isso mesmo que separamos duas opções boas do curso de corretor de imóveis gratuitos. Confiram!

Sites com cursos de corretor de imóveis online para adquirir certificado para atuação no mercado imobiliário:

Ao concluir o curso o aluno receberá o Diploma de Técnico, que tem validade em todo o território nacional. Com esse documento, o aluno estará apto a requerer sua inscrição definitiva para o exercício da profissão no CRECI. Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Após a validação no GDAE e com o diploma em mãos, o aluno poderá solicitar ao CRECI de seu Estado a Carteira de Registro de Corretor de Imóveis definitiva.

E este é o site que oferece o curso de corretor de imóveis gratuito:

Este curso é livre, portanto não possui vínculo/convênio com o COFECI ou CRECI. Para seguir a carreira de Corretor de Imóveis, é necessário que o profissional credencie-se junto ao CRECI.

 Considerações finais sobre o curso

Portanto, todo cidadão que decidir começar a fazer um curso de corretor de imóveis, deve estar ciente de que a profissão deve ser levada a sério. Existem penalidades para todos que agirem de má fé ou tentarem tirar proveito durante as negociações de algum imóvel.

Seguir a carreira de corretor traz uma série de responsabilidades. Os interessados devem realmente querer e estarem com a certeza de que querem seguir esse ramo.

Entretanto, sendo um bom profissional e tendo uma postura ética, os lucros que essa carreira traz compensam todo o tempo e investimento. Para se fazer o curso de corretor de imóveis, como também, todas as responsabilidades que a profissão carrega consigo.

Esperamos que tenham gostado, até a próxima!

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz