O curso de bombeiro civil tem o intuído de formar profissionais capazes de lidar com quaisquer situações de emergências.

O bombeiro é um profissional das forças de segurança, sejam civis ou militares, como soldados, cabos, sargentos ou oficiais, responsáveis pelo combate a incêndios. O bombeiro civil também é responsável pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, acidentes e afogamentos.

Também, faz um trabalho ligado a conscientização dos cidadãos brasileiros sobre medidas de segurança contra incêndios em diversos locais. Além de realizar a perícia e investigação sobre a origem de incidentes desse tipo. É uma profissão muito respeitada por conta de cuidar do bem-estar do próximo e, em muitos casos, até salvando vidas.

Realizado o curso de bombeiro civil, o que fazer?

As principais atividades de um bom bombeiro civil profissional que atua nas situações de perigo, são:

  • Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;
  • Prestar primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente, não apenas de incêndios;
  • Fazer salvamentos em situações de risco;
  • Prestar assistência de primeiros socorros a vítimas de acidentes;
  • E realizar buscas em diferentes situações perigosas.

O bombeiro civil também realiza trabalhos do âmbito de possíveis desastres ambientais. Responsável por realizar trabalho de campanhas em escolas e empresas visando o bem estar da comunidade em geral. Essas medidas são feitas através de palestras para orientar as pessoas e conscientização dos perigos que podem ocasionar possíveis acidentes.

 

Quais são as qualidades necessárias para se tornar um bombeiro civil?

Não basta fazer somente um curso de bombeiro civil e procurar emprego, ter equilíbrio emocional para lidar com situações extremas de estresse e perigo e desejo de servir a população com intuito de salvar vidas é fundamental. Esses são alguns dos requisitos determinantes para ser um bombeiro civil profissional.

Algumas características desejáveis para ser um bombeiro civil, são: boa saúde física e psicológica, autocontrole, capacidade de cumprir ordens, capacidade de liderança, capacidade de agir sob pressão, coragem e disciplina.

 

Qual é a formação necessária para se tornar um bombeiro civil oficial?

curso de bombeiro civilPara ser um bombeiro civil oficial, é preciso cursar uma escola superior de formação e aperfeiçoamento. Existem (3) três escolas de nível superior para formação de oficiais-bombeiros no país: no Rio de Janeiro, São Paulo e em Brasília. Existem cursos de formação de cabos, soldados e sargentos bombeiros em todos os estados do Brasil.

Existem também dois tipos de bombeiro civil: os militares e os civis, ou brigadistas particulares. A idade mínima é de 18 anos, a altura mínima para os homens é de 1.65M e para mulheres 1.60M. Em muitos estados a preferência por candidatos solteiros e sem antecedentes criminais. Mas exigências mudam de acordo com seu estado para o curso de bombeiro civil.

O candidato a fazer o curso de bombeiro civil tem que ser brasileiro, e, no caso de homens, tem que ter o certificado de reservista. Dependo do caso, tem que saber nadar para salvar vidas, se desejar seguir nesse ramo, e talvez tenha que saber dirigir.

Para ser oficial, é preciso cursar obrigatoriamente uma escola superior de formação e aperfeiçoamento.

Onde um bombeiro civil pode atuar?

Mesmo tendo áreas de atuação muito restritas, os bombeiros civis não servem apenas para apagar incêndios como muitos pensam. Alguns deles fazem trabalhos extras como salva vidas em locais e estabelecimentos privados como clubes e hotéis. Atuam também dando cursos não profissionalizantes para amadores terem uma noção dos profissionais da área e ainda podem realizar palestras.

 

Veja o vídeo sobre as explicações sobre as diferenças entre bombeiro civil, brigadista e bombeiro militar

 

Como anda o mercado de trabalho no ramo dos bombeiros civis?

No setor público, o bombeiro civil é selecionado por meio de concurso público e o número de vagas varia a cada estado, dependendo da importância que seus representantes dão a esses profissionais.

O contingente feminino de bombeiro civil está crescendo em todas as partes, portanto, as mulheres têm boas perspectivas. Por tratar-se de uma profissão de risco, o mercado de trabalho está sempre aberto aos bons profissionais.

No setor privado, o bombeiro civil deve ter uma boa formação, dessa forma melhores oportunidades surgirão no mercado de trabalho. A prevenção de incêndios e acidentes é uma boa área, pois está em constante crescimento, por isso, garante boas oportunidades no setor privado.

Quanto ganha um bombeiro civil?

O salário de bombeiro varia muito de um estado para outro, de acordo o site terra, o pior salário de bombeiros no Brasil é o do Rio de Janeiro com o piso salarial de $ 1.031,00 e o maior salário é do Distrito federal com $3.473,70.

Esses valores são referentes aos pisos salariais de cada estado. Porém, seja qual for a faixa salarial, o bombeiro civil possui assegurado um adicional de periculosidade de 30% sobre salário além de outros benefícios.

Esses valores podem variar já que alguns estados determinam o valor do salário de acordo com o porte dos municípios: nas cidades do Brasil com menos de 500 mil habitantes os bombeiros civis ganham menos.

Considerações Finais

Estes curso de bombeiro civil visam qualificar profissionais para atuarem na prevenção em atividades de risco e atendimento a emergências, desenvolvendo ações constantes nos planos de emergência, com o objetivo de preservar vidas, meio ambiente e o patrimônio, como também, sempre a ajudar a população.

Esperamos tê-los ajudado, aproveitem nossas dicas e abracem as oportunidades de emprego nessa área. Boa sorte e bons estudos!

recomende aos amigos

Sobre Autor

Silvio Smarca

Silvio Smarca é o fundador do GuiadeCursosOnline, um site de educação que procura os melhores cursos on-line sobre qualquer assunto. Alunos de todo Brasil poderão usá-lo para melhorar suas habilidades.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz